GDF distribuirá minicomputadores e material didático

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou a distribuição de minicomputadores e material didático para cerca de dez mil alunos da rede pública de ensino. A iniciativa, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), visa capacitar os estudantes para o mercado de trabalho em áreas de tecnologia, que estão em constante crescimento.
O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha, em reunião com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, e o deputado federal Fred Linhares.
“São dois produtos importantíssimos para o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. Primeiro, fruto de uma parceria com a Receita Federal, a quem já deixo o nosso agradecimento, pela [doação] dos BTVs falsos [TV Box], que foram apreendidos e serão transformados em minicomputadores e distribuídos aos nossos alunos da rede pública para que eles possam ter acesso a conteúdos de internet. O outro é um material didático, um projeto sobre inteligência artificial, para que também seja distribuído aos alunos e eles possam ter acesso a essa ferramenta do futuro”, destacou o governador Ibaneis Rocha.
Os minicomputadores fazem parte do projeto Gamifica, que oferece cursos de desenvolvimento, design e marketing de jogos eletrônicos. Já o material didático compõe o Brasíl.IA, que oferece cursos de 60 horas em áreas como inteligência artificial, big data, internet das coisas e desenvolvimento de games.
A iniciativa conta com um investimento de R$ 22 milhões e tem como objetivo preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho na era digital.
“Se você pensar em IA você pensa em carreiras que são estruturadas agora, vagas que estão sendo criadas, são 30 mil vagas no DF abertas para o setor. E quando você pensa no setor dos games ai você vai ter outra explosão de crescimento, pois ele movimenta bilhões e é maior que o cinema, que a música. É um mundo próprio que atrai os jovens para um projeto de qualificação, e junta entretenimento e aprendizado”, acrescenta Reisman.
O setor de games tem um mercado global estimado em US$ 184,3 bilhões, e na América Latina tem o Brasil como maior expoente. O setor movimentou R$ 1,2 bilhão em 2022 no país, enquanto o Distrito Federal registrou um crescimento de 21% no número de empresas entre 2022 e 2023.