Lotes em condomínios horizontais em Goiânia valorizam 2,5 vezes mais do que a inflação em 5 anos
Estilo de moradia atrai investidores e especialistas explicam os motivos da valorização
Um levantamento realizado pela Associação de Desenvolvedores Urbanos e para o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (ADU-GO e Secovi-GO), em parceria com o instituto de pesquisas Brain, revelou que a valorização média dos lotes em condomínios horizontais em Goiás atingiu 93% entre o primeiro trimestre de 2019 e o quarto trimestre de 2024.
Em um período de 5 anos e 9 meses, essa valorização superou em 2,5 vezes a inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 37,18% no mesmo período.
A valorização dos lotes também superou outros investimentos populares, como o Ibovespa (44,83%), o dólar (41%) e a poupança (33,67% a 45,97%). O Certificado de Depósito Interbancário (CDI), referência para investimentos de renda fixa, alcançou 55,92%.
A pesquisa aponta que o preço médio do metro quadrado dos lotes em condomínios fechados em Goiás é de R$ 907. Em Goiânia, esse valor chega a R$ 1.839, o dobro da média estadual.
Especialistas explicam a valorização
Segundo o especialista em mercado imobiliário Leandro Chaer, a valorização dos lotes tende a aumentar ainda mais após a entrega da infraestrutura do condomínio. “Na medida em que o condomínio vai recebendo as casas, mais pessoas são atraídas para o local e a escassez gera uma valorização ainda maior”, explica Chaer.
O especialista também destaca que a taxa de condomínio não impacta negativamente a rentabilidade do investimento, desde que o comprador faça uma pesquisa para entender os diferenciais do projeto e os preços dos concorrentes.
Condomínios em destaque
A GO-020 se tornou um dos principais destinos para lançamentos de condomínios horizontais em Goiânia. O Plateau D’Or, por exemplo, lançado em 2019, já acumula valorização de 300% em seus lotes.
Outro exemplo é o Portal do Sol Golfe, que já abriga mais de 500 famílias e planeja lançar um novo residencial em breve.





