DF moderniza ferramenta para combater a dengue e oferece dados em tempo real

O Distrito Federal deu um importante passo na luta contra a dengue. A Secretaria de Saúde modernizou o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), ferramenta que agora conta com um painel online, oferecendo dados atualizados e em tempo real sobre a infestação do mosquito transmissor da doença.
Com o novo painel, é possível visualizar o Índice de Infestação Predial (IIP) de cada região administrativa, identificando as áreas que necessitam de maior atenção. Além disso, a ferramenta permite acompanhar o tipo de criadouro mais utilizado pelo mosquito, como pneus, vasos e outros recipientes que acumulam água.
Dados à disposição para ações mais eficazes
As informações obtidas através do LIRAa são cruciais para o planejamento de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Com os dados em mãos, a Secretaria de Saúde pode direcionar as equipes de controle para as áreas mais críticas, realizando visitas domiciliares, eliminando criadouros e utilizando outras medidas de combate ao vetor.
Transparência e colaboração
A disponibilização dos dados do LIRAa em um painel online demonstra o compromisso da Secretaria de Saúde com a transparência e a participação da população no combate à dengue. Ao conhecer os índices de infestação em sua região, a população pode colaborar ativamente na prevenção da doença, eliminando possíveis criadouros em suas casas e locais de trabalho.
Resultados positivos
Os primeiros dados do LIRAa de 2025 já indicam que a ferramenta está sendo eficaz. A Secretaria de Saúde já iniciou as ações de combate ao mosquito nas regiões com maior índice de infestação, como o Lago Norte e Sobradinho.
A sua colaboração é fundamental!
A prevenção da dengue é responsabilidade de todos. Ao eliminar possíveis criadouros em sua casa e denunciar focos do mosquito, você contribui para um ambiente mais saudável para você e sua família.