Acolhe DF transforma vidas: programa atende mais de 1,4 mil famílias e oferece esperança

Acolhe DF transforma vidas: programa atende mais de 1,4 mil famílias e oferece esperança

Iniciativa da Sejus-DF oferece apoio psicológico e social a familiares de dependentes químicos, melhorando a qualidade de vida e fortalecendo os vínculos familiares.

O programa Acolhe DF, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), completa mais um ciclo de sucesso com mais de 1.424 atendimentos realizados em 2024. A iniciativa, que oferece suporte psicológico e social a familiares de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e drogas, tem transformado a vida de muitas famílias no Distrito Federal.

Histórias como a de Joana, que após anos de sofrimento encontrou no Acolhe DF um porto seguro, são comuns entre os participantes do programa. “O Acolhe DF me deu a força que eu precisava para enfrentar essa situação”, relata Joana.

Um novo começo

As reuniões quinzenais do programa proporcionam um espaço para que os participantes compartilhem suas experiências, recebam orientações de profissionais especializados e encontrem apoio mútuo. Além disso, o Acolhe DF oferece informações sobre os serviços disponíveis na rede pública de saúde e assistência social, como tratamento para dependentes químicos e acompanhamento psicológico.

“Nosso objetivo é não só acolher as famílias, mas também empoderá-las para que possam buscar ajuda e construir um futuro melhor”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Prevenção e cuidado integral

Além do programa de acolhimento, a Sejus-DF também investe em ações de prevenção do uso abusivo de drogas. Por meio da Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (Subed), são realizadas palestras, seminários e outras atividades educativas em escolas, empresas e comunidades.

“A prevenção é fundamental para reduzir o número de pessoas que se envolvem com o mundo das drogas. Ao investir em educação e informação, podemos construir uma sociedade mais saudável e livre das drogas”, destaca Marcela Passamani.

Palavras-chave: Acolhe DF, dependência química, famílias, apoio psicológico, Sejus-DF, Brasília, prevenção de drogas, saúde mental, bem-estar.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.