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DF discute políticas públicas para atender alunos com autismo

DF discute políticas públicas para atender alunos com autismo

Secretária de Educação e parlamentares debatem estratégias para garantir o direito à educação de qualidade para todos

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo se reuniram nesta quarta-feira (15) para discutir políticas públicas voltadas para a inclusão de estudantes com autismo na rede pública de ensino.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou o compromisso do governo em garantir o direito à educação para todos. “Nosso trabalho é garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação inclusiva e de qualidade”, afirmou a secretária, que compartilhou sua experiência pessoal com a temática.

O deputado distrital Eduardo Pedrosa destacou a importância da parceria entre os poderes Legislativo e Executivo para atender às demandas da comunidade e assegurar a representação de pessoas com deficiência. “A sociedade precisa ampliar o conhecimento sobre o autismo e outras deficiências”, ressaltou o parlamentar.

Aumento no número de diagnósticos de TEA

O aumento significativo no número de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede pública, de 3,6 mil estudantes em 2019 para cerca de 12 mil em 2024, tem exigido medidas mais eficientes da Secretaria de Educação.

Para atender a essa demanda, a SEDF tem adotado algumas medidas, como:

  • Redução do número de alunos por turma: Em turmas que incluem estudantes com TEA, o número de alunos é reduzido para garantir um atendimento mais individualizado.
  • Formação de professores: A Secretaria investe na formação continuada dos professores para que eles estejam preparados para atender as necessidades específicas dos estudantes com autismo.
  • Adaptações no ambiente escolar: As escolas estão sendo adaptadas para garantir a acessibilidade dos estudantes com deficiência.

Próximos passos

A reunião entre a Secretaria de Educação e a Frente Parlamentar serviu para fortalecer a parceria entre os dois órgãos e definir as próximas ações para garantir a inclusão de estudantes com autismo na rede pública de ensino.

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Alvaro Maciel

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