IPVA 2025: Primeira parcela vence em fevereiro
O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 no Distrito Federal começa a vencer no dia 24 de fevereiro, conforme a numeração final da placa do veículo. O tributo pode ser quitado em cota única, com 10% de desconto, ou parcelado em até seis vezes. Os recursos arrecadados são destinados às áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura em todas as regiões do DF.
A projeção do Governo do Distrito Federal é arrecadar cerca de R$ 1,97 bilhão em 2025, considerando aproximadamente 1,18 milhão de veículos tributáveis. Em 2024, o montante previsto de arrecadação foi de R$ 1,7 bilhão.
Regularização de débitos
Para regularizar débitos em atraso, os contribuintes podem acessar o site da Receita do DF ou o aplicativo da Secretaria de Economia para emitir as guias de pagamento.
“A organização do calendário e a regularização dos débitos ajudam na manutenção das políticas públicas e garantem serviços essenciais para a população”, destacou Daniel Carpovicz Botelho, secretário-executivo substituto de Fazenda.
Os contribuintes inadimplentes podem ter os veículos apreendidos em fiscalizações do Detran-DF e da Polícia Militar. Além disso, aqueles que não regularizarem a situação após notificações da Receita do DF podem ser inscritos na dívida ativa e sofrer processos de execução fiscal.
Desconto de 10%
O desconto de 10% é válido para o pagamento do IPVA em cota única, que vence junto com a primeira parcela. Para obter o benefício, o contribuinte não pode ter débitos anteriores relacionados ao veículo. Esses débitos podem ser quitados até a data de vencimento da primeira parcela do imposto.
Nota Legal
Os participantes do programa Nota Legal podem utilizar os créditos acumulados para reduzir o valor do IPVA. A indicação deve ser feita entre os dias 2 e 20 de janeiro. A mudança no prazo visa possibilitar a emissão dos boletos já com o desconto aplicado.
Importância do IPVA
Os recursos provenientes do IPVA são destinados a manutenção de vias, além de contribuir para serviços públicos essenciais, como educação, segurança e transporte. “O IPVA é essencial para a realização de políticas públicas que beneficiam toda a população do Distrito Federal”, reforçou Daniel Carpovicz Botelho.