Projeto Mulheres do Amanhã promove educação, capacitação e conscientização
O Distrito Federal se prepara para receber o projeto Mulheres do Amanhã: Vozes e Ações pelo Futuro, uma iniciativa da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) em parceria com a ONG Porão do Rock, através da Associação de Educação, Esporte, Ciência, Cultura e Economia Criativa (Aecec). O projeto acontecerá entre os dias 24 de fevereiro e 16 de abril e tem como objetivo impactar diretamente 7.500 pessoas em seis regiões administrativas do DF.
Combinando palestras educativas, cursos profissionalizantes e ações itinerantes de conscientização, o programa visa promover a educação, autonomia financeira e reflexão sobre a violência de gênero, abordando temas como equidade e proteção às mulheres.
Educação para o futuro
Cerca de 4.500 estudantes de escolas públicas, com idades a partir de 16 anos, participarão de palestras sobre violência contra mulheres, desigualdade de gênero e empoderamento feminino. Segundo a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, “levar informações sobre violência de gênero e equidade para dentro das escolas é fundamental para formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.
Capacitação profissional
Para promover a autonomia financeira, serão oferecidos cursos práticos de aplicação de cílios, corte de cabelo e manicure/pedicure para 2.700 mulheres. As aulas acontecerão em locais próximos às administrações regionais das seguintes regiões:
- Guará: 24 a 28 de fevereiro
- Brazlândia: 10 a 14 de março
- Samambaia: 17 a 21 de março
- Planaltina: 24 a 28 de março
- Ceilândia: 31 de março a 4 de abril
- Recanto das Emas: 7 a 11 de abril
Os cursos buscam ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho para mulheres dessas comunidades.
Conscientização itinerante
O Banco Vermelho Itinerante, símbolo da luta contra o feminicídio, visitará as seis regiões administrativas para promover reflexões e debates sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.
Encerramento e legado
No dia 16 de abril, o projeto será concluído com a entrega do documento Mulheres do Amanhã: De nós, sobre nós, para o Distrito Federal. Este material reunirá depoimentos, experiências e sugestões das participantes sobre como construir um DF mais inclusivo e igualitário. O evento contará com 200 participantes e reforçará o compromisso do projeto com a educação segura e livre de violência.
“Estamos trabalhando com ações educativas e preventivas que promovem o empoderamento feminino. O projeto busca garantir que todas tenham acesso a uma educação segura e livre de violência”, destacou Giselle Ferreira.