Contatos-bar

Janeiro Branco impulsiona expansão de serviços de saúde mental no DF

Janeiro Branco impulsiona expansão de serviços de saúde mental no DF

Distrito Federal amplia oferta de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) para atender crescente demanda por cuidados com a saúde mental.

O Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental, marca um novo momento para os cuidados com a saúde mental no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) anunciou a expansão da rede de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), com a construção de cinco novas unidades até 2026, elevando o total para 23.

As obras das primeiras unidades, localizadas no Recanto das Emas e no Gama, já foram iniciadas e devem ser concluídas no início do próximo ano. A previsão é de que funcionem 24 horas por dia. Ceilândia, Taguatinga e Guará também serão contempladas com novos Caps, com licitações previstas para o primeiro semestre de 2025.

Alta demanda e novas iniciativas

A decisão de ampliar a rede de Caps se justifica pelo aumento significativo na procura por serviços de saúde mental. Em 2023, foram realizados mais de 281 mil atendimentos, e em 2024, esse número já ultrapassou 303 mil nos primeiros dez meses do ano.

Para atender essa demanda crescente, a SES-DF também ampliou a carga horária de profissionais dos Caps e inaugurou residências terapêuticas, oferecendo uma alternativa de moradia para pessoas com transtornos mentais que estavam internadas em hospitais psiquiátricos.

Saúde mental 365 dias por ano

A campanha Janeiro Branco serve como um lembrete de que a saúde mental deve ser priorizada em todos os dias do ano. A diretora de Serviços de Saúde Mental da SES-DF, Fernanda Falcomer, destaca a importância de buscar ajuda profissional ao perceber qualquer impacto significativo na qualidade de vida.

Onde buscar ajuda

A Atenção Primária à Saúde (APS) do DF oferece um primeiro ponto de contato para quem precisa de cuidados com a saúde mental. As 176 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal realizam atendimentos e oferecem atividades voltadas para o bem-estar. Além disso, a SES-DF disponibiliza diversas práticas integrativas em saúde, como acupuntura, yoga e meditação.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo