Bombeiros do DF levam equipamento de alta tecnologia para resgate no Maranhão
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) enviou uma equipe especializada para auxiliar nas operações de resgate após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Estreito, no Maranhão. Além da expertise dos mergulhadores, a equipe leva um equipamento de reflutuação capaz de levantar até 22 toneladas, fundamental para a remoção de veículos e a busca por vítimas submersos no Rio Tocantins.
A ferramenta de reflutuação é composta por grandes bolsas que, quando infladas, geram uma força de subida suficiente para elevar objetos pesados do fundo do rio. O equipamento é ideal para operações em águas profundas, como as do Rio Tocantins.
O subtenente Danilo Brites, o mergulhador mais experiente do CBMDF, lidera a equipe de oito bombeiros, todos altamente capacitados e com vasta experiência em missões humanitárias, inclusive no resgate às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
“Todos os bombeiros escalados são profissionais de alta performance e estão preparados para enfrentar os desafios dessa missão”, afirma o capitão Ramon Lauton, chefe da delegação.
Ajuda humanitária
O governo do Distrito Federal autorizou o envio da equipe em resposta ao pedido de ajuda do Corpo de Bombeiros do Maranhão. Além dos equipamentos de mergulho e reflutuação, a delegação leva materiais de salvamento, como cordas e mosquetões.
“O GDF está solidário com o povo maranhense nesse momento de grande dificuldade”, afirma o governador Ibaneis Rocha. “Nossos bombeiros estão preparados para prestar todo o apoio necessário às operações de resgate.”
Acidente
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, com 533 metros de extensão, desabou no último domingo (22), levando consigo oito veículos. As buscas por vítimas continuam.





