Ir para o conteúdo

IgesDF promove treinamento em Libras para profissionais da saúde

IgesDF promove treinamento em Libras para profissionais da saúde

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) deu mais um passo importante para garantir um atendimento mais inclusivo e de qualidade aos seus pacientes. Através do projeto Educa em Ação, a instituição promoveu um treinamento em Libras para seus profissionais, visando facilitar a comunicação com pacientes surdos ou com deficiência auditiva.

A iniciativa, que faz parte da estratégia de capacitação e aprimoramento contínuo dos colaboradores do IgesDF, teve como objetivo principal promover a inclusão no atendimento por meio da comunicação acessível e humanizada. A professora e intérprete de Libras Raíssa Siqueira, responsável pela capacitação, destacou a importância de desmistificar a comunicação com pessoas surdas e a necessidade de aprender os sinais básicos da língua.

“É preciso desmontar alguns mitos como a de que basta colocar um aparelho de surdez para o paciente conseguir ouvir. Ou que para me comunicar com eles basta eu escrever ou falar mais alto”, explica Raíssa. De acordo com ela, para a maioria das pessoas que possuem surdez profunda, somente o uso da Libras torna a comunicação eficaz.

Projeto Educa em Ação

O projeto Educa em Ação, coordenado pela Gerência de Gestão do Conhecimento do IgesDF, tem como objetivo abordar temas que impactam diretamente a qualidade dos serviços oferecidos, como a inclusão e a acessibilidade.

Camila Lombardi, superintendente de Inovação, Ensino e Pesquisa do IgesDF, destacou a importância do treinamento em Libras: “É assim que seguimos inovando, promovendo inclusão e tornando o cuidado em saúde mais humanizado e acessível para todos. Estamos muito orgulhosos de ser parte desse avanço”.

Brenner Saboia, enfermeiro e um dos responsáveis por sugerir o projeto Educa em Ação, destacou a importância da iniciativa: “Nosso objetivo é mostrar aos participantes a importância de aprender a linguagem brasileira de sinais para melhorar a comunicação e inclusão das pessoas surdas na sociedade.”

Resultados positivos e perspectivas futuras

O treinamento em Libras foi muito bem avaliado pelos participantes, que destacaram a importância da iniciativa para a melhoria do atendimento aos pacientes surdos. A expectativa é que o projeto Educa em Ação continue promovendo ações de capacitação e aprimoramento contínuo dos profissionais do IgesDF, garantindo um atendimento de excelência para toda a população.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.