UTI do Hospital Regional de Santa Maria participa de projeto para reduzir infecções hospitalares
Saúde em Nossas Mãos busca aprimorar a assistência e a segurança do paciente na unidade
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) está engajada em um projeto inovador para melhorar a qualidade da assistência aos pacientes e reduzir as infecções hospitalares. O projeto “Saúde em Nossas Mãos”, uma iniciativa conjunta de seis grandes hospitais brasileiros e do Ministério da Saúde, busca capacitar as equipes de saúde e implementar boas práticas assistenciais.
O HRSM, como um dos hospitais participantes, receberá suporte do Hospital Israelita Albert Einstein para implementar as melhores práticas e trocar experiências. A primeira fase do projeto já foi iniciada com a coleta de dados e a realização de visitas técnicas para avaliar os processos e fluxos de trabalho da UTI.
A meta é capacitar os profissionais da saúde da UTI a identificar e prevenir as infecções relacionadas à assistência à saúde, garantindo um ambiente mais seguro para os pacientes. A superintendente do HRSM, Eliane Abreu, destaca a importância do projeto para a instituição: “Projetos desse tipo, sobretudo aqui em Santa Maria, são de grande valia, porque a gente vive a cada dia essa condição da melhoria contínua”, afirma.
A gerente de Enfermagem do HRSM, Jussara Bolandim, ressalta que o projeto é uma oportunidade para a equipe da UTI trocar experiências com outros hospitais de referência e implementar novas práticas que contribuam para a melhoria da assistência aos pacientes.