OpenAI contrata primeira líder de marketing para impulsionar o ChatGPT
A OpenAI, criadora do ChatGPT, deu um importante passo estratégico ao anunciar Kate Rouch como sua primeira Chief Marketing Officer (CMO). A executiva, que assumirá o cargo no próximo dia 10, terá a missão de expandir a presença da empresa no cenário de inteligência artificial, liderando esforços de marketing tanto para consumidores quanto para empresas.
Com passagens pela Coinbase e 12 anos no Facebook, onde ocupou o cargo de head global de marketing de marcas como Instagram e WhatsApp, Rouch traz uma vasta experiência em construção de marca e estratégias de comunicação. Na OpenAI, ela se reportará ao COO, Brad Lightcap, e será peça-chave na expansão da equipe de marketing e pesquisa da empresa.
Foco no crescimento e popularização do ChatGPT
A chegada de Rouch reflete a mudança de postura da OpenAI, que até agora evitou investimentos significativos em marketing, mesmo com a explosão de popularidade do ChatGPT desde seu lançamento em 2022. Concorrentes como Google e Perplexity já apostaram em anúncios de TV, mas agora, segundo a nova CMO, a OpenAI está pronta para “partir para o ataque”.
Além de promover os produtos existentes, Rouch também será responsável por destacar a missão da OpenAI de desenvolver inteligência geral artificial (AGI), uma IA com capacidades cognitivas comparáveis às humanas.
Planos e desafios futuros
A contratação ocorre em meio às declarações da CFO Sarah Friar, que sinalizou o interesse da empresa em explorar novas fontes de receita para ampliar sua base de assinantes, embora sem planos concretos no momento.
Com Kate Rouch no time, a OpenAI busca fortalecer sua liderança no mercado de IA, garantindo que sua mensagem e produtos alcancem ainda mais pessoas ao redor do mundo.





