GDF coloca em prática planos estratégicos para transformar Brasília
O Governo do Distrito Federal (GDF) acaba de dar um passo importante para a modernização da gestão pública: a divulgação dos planos estratégicos de 40 órgãos. Esses documentos detalham as metas, objetivos e ações que cada secretaria, autarquia e fundação irá implementar até 2026.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Economia, visa garantir que todos os órgãos do GDF trabalhem de forma alinhada e eficiente para alcançar os objetivos do Plano Estratégico do Distrito Federal (PEDF).
Transparência e eficiência
Com a publicação dos planos estratégicos, a população e os órgãos de controle poderão acompanhar de perto o trabalho de cada órgão e verificar se as metas estão sendo cumpridas. Além disso, os gestores e servidores terão um guia claro para direcionar suas ações e otimizar os recursos.
“Os planos especificam a razão de ser dos órgãos, aonde eles querem chegar e a contribuição para Brasília até 2026”, afirma o secretário de Economia, Ney Ferraz.
Como funciona?
Cada plano estratégico define a missão, visão e valores de cada órgão, além de estabelecer metas claras e indicadores para medir o desempenho. Para elaborar esses planos, os servidores participaram de cursos e receberam apoio técnico da Secretaria de Economia.
Exemplo prático
O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do DF (Inas), por exemplo, tem como objetivo estratégico aperfeiçoar o modelo de gestão do GDF Saúde. Para isso, o instituto irá monitorar o cumprimento dos prazos de atendimento e implementar um novo modelo de gestão do plano de saúde.
Próximos passos
A Secretaria de Economia está implementando novas ferramentas no Sistema Gestão-DF para facilitar o acompanhamento dos planos estratégicos por parte dos órgãos e da sociedade.