DF comemora Dia da Pessoa com Altas Habilidades e Superdotação
O Distrito Federal celebrou nesta quarta-feira (11) o Dia da Pessoa com Altas Habilidades e Superdotação, destacando os avanços na educação inclusiva para estudantes com talentos excepcionais. Em uma escola pública de Sobradinho, a história de Lorrane, uma ex-aluna que hoje é professora, ilustra como o apoio especializado pode transformar vidas.
Identificada ainda na infância com um potencial excepcional em Matemática e Ciências, Lorrane teve acesso a uma sala de recursos, onde desenvolveu habilidades que a levaram a participar de feiras de ciências e congressos, experiências que a inspiraram a seguir a carreira de professora.
O que são altas habilidades?
Estudantes com altas habilidades/superdotação demonstram um potencial elevado em áreas como intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. O Ministério da Educação (MEC) destaca a importância de identificar e estimular esses talentos, para que possam contribuir para a sociedade de forma significativa.
DF como referência em educação inclusiva
O Distrito Federal é pioneiro na implementação de políticas públicas para estudantes com altas habilidades, com uma longa trajetória que se iniciou nos anos 1970. A Secretaria de Educação do DF (SEEDF) adota a Teoria em Quatro Partes de Joseph Renzulli, que permite identificar e acompanhar cada estudante de forma individualizada.
O futuro dos talentos
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressalta a importância de criar um ambiente escolar onde os talentos possam florescer. “Não buscamos apenas identificar talentos, mas criar um ambiente onde eles possam florescer”, afirma.