Contatos-bar

Saiba como se cuidar e onde procurar atendimento em Brasília

Saiba como se cuidar e onde procurar atendimento em Brasília

Com a chegada do período chuvoso, os casos de dengue aumentam significativamente em Brasília. É importante estar atento aos sintomas e saber onde procurar atendimento médico.

Sintomas e onde procurar atendimento

Os primeiros sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, mal-estar, fadiga, perda de apetite e náuseas, além de manchas vermelhas pelo corpo.

  • Casos leves: Se você apresentar esses sintomas, procure a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima. Lá você será avaliado por um profissional de saúde, realizará um exame para confirmar o diagnóstico e receberá as orientações necessárias.
  • Casos graves: Se você apresentar sintomas como dores intensas na barriga, vômitos persistentes, sangramentos, tonturas e cansaço extremo, procure imediatamente uma unidade de pronto atendimento (UPA).

Prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti

A prevenção é a melhor forma de combater a dengue. É fundamental eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, como vasos de plantas com água parada, pneus velhos e outros recipientes que acumulem água.

Orientações da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal reforça a importância de buscar atendimento médico o mais rápido possível caso você apresente sintomas da dengue. Além disso, é fundamental colaborar com as ações de combate ao mosquito, permitindo a entrada de agentes comunitários de saúde em suas casas para verificar a existência de possíveis criadouros.

Depoimento de paciente

A empresária Mariana Ângelo, 38 anos, relata sua experiência com a dengue e destaca a importância do atendimento rápido e eficiente nas UBSs. “Fui atendida rapidamente, com solicitação de exame de sangue e, por estar desidratada, recebi soro e vitaminas. Retornei a cada três dias para reavaliação das plaquetas e acompanhamento dos exames. O atendimento foi ágil e extremamente cuidadoso”, afirma.

A dengue é uma doença grave que pode ser prevenida. Ao seguir as orientações das autoridades de saúde e buscar atendimento médico adequado, podemos juntos combater essa epidemia.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo