Contatos-bar

Helicóptero Sentinela leva esperança: 74º coração transportado para transplante em Brasília

Helicóptero Sentinela leva esperança: 74º coração transportado para transplante em Brasília

Em mais uma demonstração de solidariedade e eficiência, o helicóptero Sentinela do Detran-DF transportou, na tarde desta sexta-feira (8), o 74º coração para a realização de um transplante em Brasília. O órgão, proveniente de Goiânia, chegou à capital federal em uma aeronave da FAB e seguiu de helicóptero até o Hospital do Coração do Brasil.

A parceria entre o Detran-DF e a Central Estadual de Transplantes, iniciada em 2015, é fundamental para garantir a agilidade necessária no transporte de órgãos, aumentando as chances de sucesso dos transplantes. Cada segundo conta nesses procedimentos, e a rapidez do transporte é crucial para a viabilidade do órgão.

Uma corrente da vida

O transporte aéreo do coração foi realizado pela equipe altamente capacitada da Unidade de Operações Aéreas do Detran-DF, composta pelo comandante Ricardo Timóteo, o copiloto Ramon Chagas e o operador aerotático Fernando Garrido. A operação envolveu um pouso estratégico próximo ao Cemitério Campo da Esperança para facilitar o embarque da equipe médica e do órgão na viatura da unidade aérea.

Números que salvam vidas

Desde o início da parceria em 2015, o helicóptero Sentinela já transportou 74 corações para transplantes em Brasília. Em 2023, foram 11 transportes, e em 2024, este já é o 18º. Esses números demonstram a importância dessa iniciativa para salvar vidas e oferecer uma nova chance para pacientes à espera de um transplante.

Um ato de esperança

Cada transporte de órgão representa uma nova chance de vida para alguém que aguarda ansiosamente por um transplante. A agilidade e a eficiência do sistema de transporte, garantidas pela parceria entre o Detran-DF e a Central Estadual de Transplantes, são fundamentais para que essa corrente da vida continue a salvar vidas no Distrito Federal.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo