Ministro Cristiano Zanin recebe título de Cidadão Honorário de Brasília
Em cerimônia realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) na noite desta segunda-feira (21), o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Brasília. O evento contou com a presença do governador Ibaneis Rocha, que destacou a importância da contribuição de Zanin para o Judiciário brasileiro e sua atuação em defesa da democracia.
Ibaneis Rocha exaltou o ministro em seu discurso: “Uma homenagem mais do que justa a um dos maiores juristas que esse país já conheceu, e que tem um grande trabalho pela democracia no STF.” O governador também lembrou de sua visita ao ministro Zanin, onde expressou a satisfação de tê-lo como parte da comunidade de Brasília.
Cristiano Zanin, ao receber o título, destacou a ligação de longa data com a capital federal, mencionando que Brasília foi sua “segunda casa” durante os anos de advocacia. Agora, como ministro do STF desde agosto de 2023, Brasília se tornou sua “primeira casa”, onde vive com sua esposa, Valeska Martins Zanin, e seus três filhos.
A homenagem foi proposta pelos deputados Wellington Luiz e Hermeto. Hermeto destacou a decisão do ministro Zanin que permitiu que mulheres concorressem em igualdade com os homens no concurso da Polícia Militar do Distrito Federal. “Esse título reconhece a trajetória de Zanin na defesa dos direitos fundamentais e no fortalecimento das instituições democráticas”, afirmou o deputado.
O secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, também enfatizou a importância dessa decisão para a igualdade de gênero nos concursos públicos do Distrito Federal, ressaltando a ação do governador Ibaneis Rocha em apoiar a causa.
Cristiano Zanin, natural de Piracicaba (SP), formou-se em Direito pela PUC-SP e ganhou notoriedade como advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, antes de ser nomeado ao STF em 2023.





