Ir para o conteúdo

RenovaDF impulsiona jovens para o mercado de trabalho com estágios na construção civil

RenovaDF impulsiona jovens para o mercado de trabalho com estágios na construção civil

Trezentos alunos do programa RenovaDF, uma iniciativa do Governo do Distrito Federal, iniciaram nesta quarta-feira (16) uma nova etapa profissional com estágios remunerados em empresas da construção civil. A parceria com o Sinduscon-DF visa qualificar os participantes para as demandas do setor, que atualmente conta com 70 mil empregos diretos.

A vivência profissional, como é chamada essa nova fase, representa uma evolução significativa no RenovaDF. Os alunos selecionados, com as melhores notas do segundo ciclo de 2024, receberão um salário mínimo a cada 80 horas completadas durante as 240 horas de estágio.

“É uma oportunidade única para os alunos aplicarem na prática o que aprenderam em sala de aula e, quem sabe, serem contratados pelas empresas”, destaca Thales Mendes, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Impacto positivo no mercado de trabalho

A iniciativa contribui para o aquecimento do mercado de trabalho do Distrito Federal, que já conta com mais de um milhão de profissionais com carteira assinada. O setor da construção civil, em especial, tem registrado um crescimento significativo, impulsionado por programas como o RenovaDF.

“Essa parceria é fundamental para preencher as vagas do setor e oferecer oportunidades para quem busca uma nova chance no mercado de trabalho”, afirma Adalberto Valadão Júnior, presidente do Sinduscon-DF.

Histórias de superação

A história de Rosélia Ribeiro, 47 anos, é um exemplo de como o RenovaDF transforma vidas. Após três tentativas, ela foi selecionada para o programa e agora se prepara para ingressar no mercado da construção civil. “O RenovaDF me deu uma nova chance e restaurou minha autoestima”, afirma ela.

Samuel Sena de Melo, 44 anos, também está animado com a nova oportunidade. “O RenovaDF é onde a gente muda a história, muda a pessoa”, afirma ele, que vai se especializar em eletricidade.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário