Mais de 49 mil pets já foram vacinados contra a raiva no DF
A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos no Distrito Federal já imunizou mais de 49 mil animais desde janeiro. A iniciativa, que segue até 28 de setembro, busca manter a cidade livre da doença, que pode ser fatal tanto para animais quanto para humanos.
Com 166 pontos de vacinação espalhados por todo o DF, a campanha oferece o serviço gratuitamente para animais a partir de três meses de idade. A lista completa dos locais de atendimento está disponível no site da Secretaria de Saúde.
A importância da vacinação
A raiva é uma doença viral grave que afeta o sistema nervoso central e pode levar à morte. A vacinação anual é a forma mais eficaz de prevenir a doença. Além disso, a campanha aproveita para reforçar a importância de outros cuidados com a saúde animal, como a prevenção da leishmaniose, outra doença grave transmitida por insetos.
Leishmaniose: um alerta
A leishmaniose é uma doença que afeta cães, gatos e humanos, e é transmitida pela picada do mosquito-palha. No Distrito Federal, especialmente em regiões com muitos assentamentos, a doença é um problema de saúde pública.
Para prevenir a leishmaniose, é importante manter os quintais limpos, evitar áreas com mato e usar repelentes. Além disso, é fundamental levar o pet ao veterinário regularmente para realizar exames e receber as vacinas indicadas.
Como participar da campanha
Para vacinar seu pet, basta procurar um dos postos de vacinação mais próximos de sua casa. A lista completa dos locais está disponível no site da Secretaria de Saúde.
Lembre-se: a vacinação é a melhor forma de proteger seu animal de doenças graves e garantir a saúde de toda a família.