Lago Norte ganha novo espaço de lazer com aprovação do plano de ocupação
Área de 53 mil m² na orla do Lago Paranoá terá atividades comerciais, de serviços e esportes aquáticos
Moradores e visitantes do Lago Norte ganharam um presente: um novo espaço de lazer na orla do Lago Paranoá. O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovou, nesta quarta-feira (25), o Plano de Ocupação para a Unidade Especial 4 – Polo 1 do Lago Norte, que prevê a criação de uma área com atividades comerciais, de serviços e esportes aquáticos.
Localizada ao lado do Parque Ecológico das Garças, a área de 53.184,95 m² receberá investimentos em infraestrutura, como a construção de um deck flutuante, a instalação de banheiros e quiosques, além da criação de ciclovias e espaços verdes. O objetivo é transformar o local em um ponto de encontro para a prática de esportes aquáticos, caminhadas, pedaladas e outras atividades ao ar livre.
“O plano de ocupação traz um ganho muito importante para quem utiliza o local”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz. “Tudo isso previsto no plano traz um ganho muito importante para quem utiliza o local.”
A sustentabilidade é um dos pilares do projeto. A área conhecida como Prainha será 100% preservada e o plantio de espécies nativas do Cerrado garantirá a beleza e a harmonia do local com o meio ambiente. Além disso, a receita obtida com a exploração comercial da área será revertida para a manutenção do Parque Ecológico das Garças.