GDF desmonta esquema de incêndios criminosos em áreas protegidas
Em uma ação rápida e eficiente, o governo do Distrito Federal, por meio do Brasília Ambiental, deflagrou a Operação Sine Ignis e conseguiu desmobilizar três pontos de incêndios criminosos em unidades de conservação da capital. A operação, que teve início nesta semana, tem como objetivo monitorar e impedir que novas queimadas sejam iniciadas intencionalmente.
As equipes de auditores fiscais encontraram um sistema de ignição no Parque Nacional de Brasília, focos iniciais de incêndio no Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, e indícios de preparação para iniciar um incêndio no Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará.
A vice-governadora, Celina Leão, destacou a importância da prevenção e do combate a esses crimes ambientais. “Temos trabalhado dia e noite para evitar que ações criminosas destruam o meio ambiente e coloquem em risco a nossa população”, afirmou.
O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, ressaltou a capacidade da equipe de fiscalização em atuar de forma rápida e eficiente. “A nossa fiscalização está pronta para ajudar no combate a esse tipo de crime e é muito capaz. Alinhadas às nossas forças de segurança, podemos combater e cuidar do nosso Cerrado”, salientou.
A Operação Sine Ignis conta com equipes que percorrem diariamente as unidades de conservação, buscando identificar e combater qualquer tipo de ação criminosa. A população também pode contribuir denunciando qualquer atividade suspeita.