Ir para o conteúdo

DF digitaliza o transporte público e uso de cartões e bilhete avulso cresce

DF digitaliza o transporte público e uso de cartões e bilhete avulso cresce

Com 85% dos pagamentos feitos por meios eletrônicos, o sistema de transporte coletivo da capital se moderniza.

O Distrito Federal está dando um grande passo rumo à modernização do transporte público. De acordo com dados recentes, cerca de 85% dos passageiros do DF já utilizam meios eletrônicos para pagar suas passagens, como cartões de transporte, cartões bancários e bilhete avulso. Essa mudança significativa se deve à implantação do sistema 100% eletrônico, que teve início no dia 1º de julho.

A preferência pelos pagamentos eletrônicos é evidente. O Cartão Mobilidade lidera a lista, sendo utilizado em 45,5% dos acessos nos ônibus. Em seguida, vem o Vale-Transporte, com 31,2%, e os cartões bancários, com 7%. O pagamento em espécie, que antes representava 29% dos pagamentos, caiu para apenas 15%.

“Essa migração para o sistema digital é um sinal claro de que os passageiros do DF estão adaptando-se rapidamente às novas tecnologias e valorizando a praticidade e os benefícios que elas oferecem”, afirma Zeno Gonçalves, titular da Secretaria de Transporte e Mobilidade.

Uma das vantagens do Cartão Mobilidade é a possibilidade de integração entre diferentes linhas, permitindo até três viagens por uma única tarifa no período de até três horas. Essa facilidade não está disponível para quem utiliza o bilhete avulso, que é vendido no valor exato da passagem e serve apenas para um acesso.

Apesar disso, o bilhete avulso tem se mostrado uma opção interessante para quem não possui cartão de transporte e não quer utilizar cartão bancário. Desde o seu lançamento, em 15 de agosto, foram vendidos mais de 2.319 bilhetes impressos.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário