Anatel sofre ataques cibernéticos após bloquear o X
Em retaliação à decisão do Supremo Tribunal Federal de bloquear a rede social X no Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem sido alvo de ataques cibernéticos desde a última sexta-feira (31/08).
Segundo o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, a rede da agência está sem conectividade devido a ataques de negação de serviço (DDoS), que sobrecarregam os sistemas e impedem o acesso normal.
“Desde sexta-feira a rede da Anatel está sofrendo ataques cibernéticos, em razão do cumprimento da decisão de bloqueio da plataforma X“, revelou Baigorri nesta segunda-feira (2/09).
Investigação da Polícia Federal
Diante da gravidade dos ataques, a Anatel já informou o Supremo Tribunal Federal sobre o ocorrido e a Polícia Federal iniciará uma investigação para apurar os responsáveis.
“São ataques de DDoS, que afetaram nossos sistemas, nossa conectividade. Já reportamos tudo ao STF, ao ministro Alexandre de Moraes”, disse Baigorri.
Ação coordenada?
O presidente da Anatel acredita que os ataques são uma retaliação direta ao bloqueio do X. “Na minha visão, se trata de uma ação de retaliação por conta do bloqueio do X. Se é uma ação coordenada de milícias digitais, cabe ao STF, via Polícia Federal, investigar. Mas o fato é que estamos sendo atacados”, completou.
O que são ataques DDoS?
Ataques de negação de serviço (DDoS) são ações cibernéticas que visam sobrecarregar um servidor ou rede com um grande volume de tráfego, tornando-o indisponível para os usuários legítimos.