Contatos-bar

24ª Semana do Pimentão celebra a agricultura familiar e inovação em Planaltina

24ª Semana do Pimentão celebra a agricultura familiar e inovação em Planaltina

O Núcleo Rural Taquara, em Planaltina, será palco da 24ª Semana do Pimentão, um evento que reúne produtores, pesquisadores e amantes da agricultura para celebrar a cultura do pimentão e promover a troca de conhecimentos e experiências. O evento, que acontece de 21 a 29 de setembro, contará com uma programação diversificada, incluindo palestras, workshops, demonstrações de tecnologias agrícolas e atividades culturais.

A abertura oficial será neste sábado (21), com o 2º Dia Especial de Mecanização e Automação para a Agricultura Familiar, uma oportunidade para os agricultores conhecerem as mais recentes inovações tecnológicas voltadas ao setor.

“Este evento une a comunidade em torno de algo que é vital para a nossa identidade: o trabalho no campo, a preservação do meio ambiente e a valorização do pequeno produtor”, afirma Cleison Duval, presidente da Emater-DF.   

A região de Taquara é responsável por 20% da produção de pimentão do Distrito Federal e o evento visa fortalecer a organização dos produtores por meio do cooperativismo. “O cooperativismo vai além de uma forma de gestão ou mais que uma forma de organização social. Ela considera a eficiência do capital, mas também considera a essência do social, que é o ser humano, que é o produtor rural”, explica Maurício Rezende, presidente da Cootaquara.

A programação da Semana do Pimentão inclui temas como nanotecnologia na agricultura, técnicas de enxertia, boas práticas agrícolas, além de atividades culturais como um show de mágica e um concurso de receitas com pimentão.

O evento é realizado pela Cootaquara e Emater-DF, com apoio da Seagri-DF, Ceasa-DF, Administração Regional de Planaltina, Batalhão de Policiamento Rural, Unium, Secretaria de Turismo, Leaf, Casa Bugre, Takii Seed, Agrosyn, Yuksel Seeds, Bio Cerrado, Embrapa, Ministério da Agricultura.

programação completa do evento

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo