Contatos-bar

Celina Leão destaca em fórum ações que colocam Brasília como a capital com melhor qualidade de vida

Celina Leão destaca em fórum ações que colocam Brasília como a capital com melhor qualidade de vida

Nesta quarta-feira (28), a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, representou o governador Ibaneis Rocha na reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), realizada em Goiânia (GO). Durante o evento, Celina destacou as ações que levaram Brasília a ser reconhecida como a capital com a melhor qualidade de vida do Brasil, conforme o Índice de Progresso Social Brasil 2024 (IPS Brasil), divulgado em julho.

O IPS Brasil avalia municípios brasileiros em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades, abrangendo 12 componentes. Brasília obteve uma pontuação de 71,25, destacando-se como a maior cidade entre as 20 mais bem classificadas no ranking e uma das duas capitais incluídas, ao lado de Goiânia. Com 2,8 milhões de habitantes, a capital registrou números acima da média nacional em 10 dos 12 indicadores secundários.

Durante a reunião, que ocorreu no contexto da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) 2024, Celina reforçou a importância de Brasília como um polo de desenvolvimento para o Centro-Oeste, enfatizando a visão estratégica do ex-presidente Juscelino Kubitschek ao fundar a cidade. “Brasília é a melhor cidade, tem a melhor qualidade de vida do Brasil inteiro. Isso é fruto de muito trabalho, de muita luta e de muita gestão do nosso governo. O governador Ibaneis é um entusiasta desse modelo de negócio colaborativo”, afirmou a vice-governadora.

O consórcio, que reúne o Distrito Federal e os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, busca fortalecer a competitividade do Brasil Central no mercado global. Além disso, o evento abordou temas relacionados ao desenvolvimento econômico, com apresentações destacando as potencialidades de cada estado para o mercado internacional.

O secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires, também destacou a relevância da reunião para o crescimento econômico da região. “Foi muito importante a apresentação de cada estado demonstrando as suas potencialidades para o mundo”, afirmou.

A Ficomex 2024 segue até quinta-feira (29), reunindo mais de 20 embaixadores, empresários, estudantes, professores universitários e outras autoridades, que participam de reuniões, palestras e exposições sobre o corredor de negócios formado pelo BrC. Juntas, essas unidades da Federação representam 29% do território nacional, abrigando 26 milhões de habitantes e sendo responsáveis por 49% das exportações brasileiras e 14% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo