Brasília ganha 78 novos ônibus e renova frota do transporte público
O transporte público do Distrito Federal dá mais um passo rumo à modernização com a chegada de 78 novos ônibus da Viação Marechal. Os veículos, que começam a circular em setembro, foram apresentados nesta quinta-feira (29) e atenderão as linhas do Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga (sul da avenida Hélio Prates) e Ceilândia.
Mais conforto e acessibilidade
Os novos ônibus contam com uma série de melhorias para oferecer mais conforto e acessibilidade aos passageiros. Entre os destaques estão:
- Ar-condicionado: Garantindo viagens mais agradáveis, principalmente nos dias mais quentes.
- Motor Euro 6: Mais econômico e menos poluente, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar.
- Acessibilidade: Equipados com elevadores para facilitar o acesso de pessoas com deficiência.
- Tecnologia embarcada: Validador V6 com funcionalidade EMV, permitindo o pagamento de passagens por meios eletrônicos.
Renovação da frota e melhoria do serviço
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a renovação da frota é fundamental para garantir um transporte público de qualidade. “São ônibus que têm menos impacto em poluição, que atendem com mais qualidade, menos ruído, mais agilidade, mais regularidade. Com isso, a gente tem um transporte mais confortável, mais previsível e com um atendimento muito mais adequado às necessidades do usuário do nosso transporte“, afirma.
A Viação Marechal é responsável por cerca de 3,2 milhões de acessos por mês e, com esta nova entrega, já renovou 78 dos 377 veículos previstos. A empresa opera 144 linhas com 464 coletivos.
Um transporte público mais moderno e eficiente
A renovação da frota do transporte público do DF é um processo contínuo que visa garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos em circulação. Com a média de idade da frota atual em apenas três anos e meio, o Distrito Federal se destaca por oferecer um transporte público mais moderno e eficiente para seus cidadãos.
Com informações da Semob-DF