Contatos-bar

Estudantes de medicina levam primeiros socorros para escola em Samambaia

Estudantes de medicina levam primeiros socorros para escola em Samambaia

Futuros médicos capacitam professores e funcionários em manobras de salvamento

Em uma iniciativa que une teoria e prática, estudantes do terceiro ano de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) realizaram, nesta segunda-feira (26), um treinamento de primeiros socorros para professores e funcionários da Escola Classe 410 de Samambaia. A ação, que faz parte do projeto de extensão curricular Interação Escola-Serviço-Comunidade (Iesc), visa atender à Lei Lucas e preparar a comunidade escolar para lidar com emergências.

Capacitação e prática

Antes de ministrar a oficina, os estudantes de medicina passaram por uma capacitação com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), aprendendo técnicas de reanimação cardiopulmonar, atendimento a casos de convulsão, engasgo, choque elétrico, queimaduras e acidentes com escorpiões. Durante a oficina, os conhecimentos adquiridos foram colocados em prática, demonstrando a importância da preparação para agir em situações de emergência.

Fortalecendo a comunidade

A iniciativa, além de atender à legislação vigente, contribui para fortalecer a comunidade escolar e a formação dos futuros médicos. “É uma atividade de grande relevância social e para o ensino”, afirma a docente Ana Beatriz Schmitt Silva. “Os discentes de medicina poderão aplicar os fundamentos teóricos do curso em situações práticas, enquanto professores e funcionários estarão preparados para iniciar os primeiros socorros caso alguma criança necessite”, completa.

Extensão curricular e impacto social

O projeto Iesc busca promover a interação entre os estudantes de medicina e a comunidade, desenvolvendo ações com temáticas diversas e sempre articuladas com as demandas locais. Em 2023, a turma da terceira série de medicina da Escs já havia realizado um treinamento similar na Escola Colônia Agrícola Vicente Pires.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo