Espaço Saúde do Estudante: a visão de milhares de alunos mais clara e gratuita
Um simples par de óculos pode transformar a vida de um estudante. E é isso que o Espaço Saúde do Estudante, vinculado à Secretaria de Educação do DF, faz há 35 anos. A unidade, localizada na Asa Sul, oferece consultas oftalmológicas e óculos gratuitos para milhares de alunos da rede pública de ensino.
Mais que óculos, uma nova perspectiva
A iniciativa já beneficiou mais de 3 mil estudantes desde 2019, proporcionando uma melhor qualidade de vida e facilitando o aprendizado. A estudante Pamela de Souza dos Santos, de 13 anos, conta como foi importante receber os óculos: “É muito bom que as pessoas tenham esse acesso; tem muita gente que às vezes precisa e não tem condições de comprar um óculos ou fazer um exame.”
Um olhar atento para a saúde ocular
O programa identifica alunos com dificuldades visuais por meio de indicações dos professores e oferece um atendimento completo, desde a consulta oftalmológica até a escolha da armação. A pedagoga Evaide Campos destaca a importância do serviço para os estudantes de comunidades carentes: “É notório que o estudante que não enxerga direito tem mais dificuldade, não consegue fazer as provas com desenvoltura.”
Além dos óculos: um cuidado integral
O Espaço Saúde do Estudante oferece outros serviços, como atendimento psicológico e prevenção de ISTs, garantindo um cuidado integral à saúde dos alunos. A gerente de Atendimento e Apoio à Saúde do Estudante, Larisse Cavalcante, ressalta a importância de um acompanhamento contínuo: “O que a médica oftalmologista oferece tem sido libertador para os nossos estudantes.”