DF investe em segurança viária e reduz acidentes com pedestres
No Dia Nacional do Pedestre, saiba como o DF está garantindo a segurança de quem anda a pé
O Distrito Federal comemora nesta quinta-feira (8) o Dia Nacional do Pedestre com números que comprovam a eficácia das ações de segurança viária implementadas pelo governo. A redução significativa de acidentes fatais envolvendo pedestres é resultado de investimentos em infraestrutura, como a construção e manutenção de faixas de pedestre e passarelas, e em educação para o trânsito.
O Governo do Distrito Federal (GDF) tem intensificado as ações para garantir a segurança dos pedestres na capital. Entre as principais medidas estão:
- Reforma de faixas de pedestre: Mais de 1.500 faixas foram reformadas desde o início do ano, priorizando locais próximos a escolas.
- Construção e manutenção de passarelas: O GDF investiu mais de R$ 5,5 milhões na manutenção das passarelas existentes e tem projetos para construir novas estruturas.
- Educação para o trânsito: O Detran-DF e o DER-DF realizam campanhas educativas em escolas, shoppings e eventos, além de oferecer palestras e teatros.
Os dados mostram que as ações estão surtindo efeito. Entre janeiro e julho de 2024, houve uma redução significativa no número de atropelamentos fatais em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, a maioria dos atropelamentos fatais ocorreu fora das faixas de pedestre, demonstrando a importância da utilização das travessias seguras.
A gerente de Ação Educativa de Trânsito do Detran-DF, Magda de Melo Brandão, destaca a importância da educação para o trânsito e ressalta a necessidade de os pedestres seguirem as regras de segurança. A diretora de educação de trânsito do DER-DF, Graziela Portela, enfatiza a importância da preservação da vida e a necessidade de uma mudança de comportamento para reduzir os índices de acidentes fatais.:
O Distrito Federal se destaca como referência nacional em segurança viária para pedestres. Os investimentos em infraestrutura e educação para o trânsito estão gerando resultados positivos e salvando vidas. No entanto, é fundamental que todos os atores envolvidos no trânsito, motoristas e pedestres, contribuam para um trânsito mais seguro e humanizado.