GDF Leva 150 Idosos para Sessão de Cinema no Capital Moto Week
Segunda Edição do Projeto Cinema Viver 60+ Promove Inclusão e Lazer
Na última quarta-feira (24), cerca de 150 idosos participaram da segunda edição do Cinema Viver 60+, um projeto da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), realizado no Capital Moto Week, no Parque de Exposições da Granja do Torto. Os participantes assistiram a dois filmes brasileiros, “Nosso Sonho” e “D.P.A. – O Filme 3: Uma Aventura no Fim do Mundo”, em uma sessão ao ar livre, com direito a pipoca e refrigerante.
Inclusão e Diversão
O Cinema Viver 60+ faz parte do projeto Viver 60+, desenvolvido pela Subsecretaria de Políticas para Idoso da Sejus. A primeira edição ocorreu em abril, com a presença de 120 idosos, que assistiram ao longa “Evidências do Amor” no JK Shopping. A iniciativa visa proporcionar momentos de lazer e interação social para a terceira idade, especialmente após o período de isolamento imposto pela pandemia.
Impacto Positivo
“Sabemos que, desde o período da pandemia, eles concentram os maiores índices de violência e adoecimento, como a depressão, por conta do isolamento. Estamos com um olhar diferenciado para a população idosa, trazendo eles como protagonistas desse grande momento, pois viver não tem idade”, destacou Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania.
Experiência Única
Deusimaria Silva Santos, 67 anos, moradora de Ceilândia, estava entre os participantes animados. “Com 67 anos, essa é a primeira vez que eu venho aqui. Trabalhei 40 anos como concursada, ralando mesmo, e agora estou tendo a oportunidade de sair e me divertir”, contou. Outra participante, Delismar Ângelo Rodrigues, 63 anos, elogiou o projeto: “O idoso não pode ficar em casa doente, tem que sair para aproveitar a vida. Fiquei muito feliz com esse convite.”
Capital Moto Week
O Capital Moto Week é o maior evento de motociclismo e rock da América Latina, com expectativa de reunir mais de 800 mil pessoas, 350 mil motos e 1,8 mil motoclubes. O evento, que movimenta cerca de R$ 60 milhões na economia do DF, contou com a Vila do Bem, uma praça onde os visitantes tiveram acesso a diversos serviços públicos oferecidos pelo GDF e outros parceiros.
Infraestrutura e Sustentabilidade
Para garantir uma infraestrutura adequada, a Novacap realizou reparos na área do evento, focando na acessibilidade e na remoção de barreiras físicas. A Novacap também distribuiu 600 mudas de plantas aos visitantes. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) esteve presente com vacinas contra gripe e covid-19, enquanto o estande do Detran atraiu mais de 3,2 mil visitantes com ações educativas e teatrais sobre segurança no trânsito.
Compromisso com a Sustentabilidade
O compromisso com a sustentabilidade foi reforçado com a entrega do selo verde “Sou consciente, lixo não!”, uma iniciativa do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) que premia práticas sustentáveis e a destinação correta de resíduos recicláveis e orgânicos.