Contatos-bar

Consultório na Rua supera 10 mil atendimentos em 2024

Consultório na Rua supera 10 mil atendimentos em 2024

As equipes do Consultório na Rua da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) já realizaram mais de 10 mil atendimentos em 2024, um marco importante para a saúde pública do Distrito Federal. Essa conquista é resultado da ampliação do programa, que passou de três para sete equipes desde 2021, contando agora com cerca de 70 profissionais dedicados à assistência.

Atendimento humanizado e acessível

As equipes do Consultório na Rua atuam em áreas estratégicas da cidade, como Ceilândia, Paranoá, Gama, Taguatinga, Núcleo Bandeirante e Asas Sul e Norte, com foco na população em situação de rua. A rotina das equipes envolve a identificação dessas pessoas e a oferta de serviços essenciais da Atenção Primária à Saúde (APS), como:

  • Acompanhamento de doenças crônicas;
  • Troca de curativos;
  • Oferta de medicamentos;
  • Encaminhamento para unidades básicas de saúde (UBSs), quando necessário.

As equipes multiprofissionais são compostas por assistentes sociais, enfermeiros, médicos, psicólogos, cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal e técnicos de enfermagem, garantindo um atendimento completo e humanizado.

Porta de entrada para a rede de saúde

“O Consultório na Rua funciona como porta de entrada para a rede de saúde do DF, orientando as pessoas em situação de vulnerabilidade sobre como acessar os serviços disponíveis”, explica Sandra França, coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SES. “A falta de comprovante de residência, por exemplo, não é um impeditivo para o atendimento. Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso à saúde de qualidade”, ressalta.

Ampliação do programa

O sucesso do Consultório na Rua levou a Secretaria de Saúde a expandir o programa, com a previsão de aumentar o número de equipes para 12 até 2027. Além disso, novos veículos adaptados como consultórios móveis foram adquiridos para facilitar o acesso da população em diferentes regiões do DF.

Compromisso com a saúde integral

“A Secretaria de Saúde busca incessantemente o cuidado integral à população dentro dos seus territórios. E esta busca vem ao encontro da necessidade da população em situação de vulnerabilidade”, afirma Lucilene Florêncio, secretária de Saúde do DF. “O Consultório na Rua é um exemplo desse compromisso, levando saúde e dignidade para aqueles que mais precisam”, finaliza.

Informações adicionais:

  • Para saber mais sobre o Consultório na Rua, acesse o site da Secretaria de Saúde do DF: https://www.saude.df.gov.br/
  • A Política Distrital de Saúde também prevê a entrega de kits de uniformes aos servidores e a realização de atendimentos em horários estendidos, até as 22h, uma vez por semana.
Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo