Mais de R$ 283,9 milhões em reformas e novas estruturas para escolas públicas do DF
O Governo do Distrito Federal (GDF) investe pesado na qualidade da educação pública do DF. Desde 2019, mais de R$ 283,9 milhões foram destinados à manutenção e reforma de 682 escolas da rede pública. As obras incluem reparos elétricos e hidráulicos, consertos e cobertura de telhados, além de pintura e instalações novas.
Ampliação e modernização para mais de 740 escolas
Além das manutenções contratadas, outras 58 unidades receberam reformas e ampliações através de verbas do orçamento do GDF, do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e de emendas parlamentares. No total, 740 escolas – cerca de 90% da rede pública – foram beneficiadas nos últimos cinco anos, demonstrando o compromisso do GDF com um ensino de qualidade para todos os estudantes.
Obras em andamento e novas unidades
Atualmente, 26 obras estão em andamento, com destaque para a reforma do Centro de Ensino Médio (CEM) 10 de Ceilândia, que atenderá mais de 700 alunos em uma área superior a 3 mil metros quadrados. Outra obra importante é a da segunda Escola Pública Integral Bilíngue Libras e Português Escrito do DF, instalada no antigo clube da Associação de Assistência aos Trabalhadores em Educação do Distrito Federal (Asefe), na 912 Sul.
Também estão sendo ampliadas a Escola Classe (EC) 11 de Sobradinho e o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 1 do Gama, entre outras. As intervenções visam garantir que os alunos retornem às aulas em agosto em ambientes seguros e adequados para a aprendizagem.
Melhorias na experiência de alunos e professores
Um exemplo das reformas concluídas é a Escola Classe Polo Agrícola da Torre, na região rural de Brazlândia. A escola recebeu pintura nova na fachada, armários, mesas e cadeiras novas na sala dos professores, além de reparos no telhado e na cantina. A quadra de esportes também foi revitalizada, com pintura e reparos no piso, e a tenda para alunos da modalidade integral ganhou uma passagem coberta e novas calçadas.
“São pequenas obras que fazem a diferença na experiência dos alunos e dos professores, que merecem um lugar confortável para trabalhar”, afirma a diretora Roberta Fontenele, que há 22 anos atua na escola.
Novos ares-condicionados e mais segurança
O Centro de Ensino Fundamental 2 de Brazlândia também recebeu melhorias para o retorno às aulas. As 17 salas de aula, a sala dos professores, a sala de recursos, o laboratório e a secretaria escolar ganharam ares-condicionados, além da instalação de alambrados na quadra poliesportiva e construção de calçadas ao redor.
“Os novos equipamentos vão mudar o dia a dia dos alunos. Agora, com o ar-condicionado, vai ser muito melhor. Antes fazia muito calor e ficava difícil até de prestar atenção no professor”, relata a estudante Júlia Lopes, 14 anos.
Investimentos garantem um futuro melhor para a educação pública
As reformas e ampliações nas escolas públicas do DF demonstram o compromisso do GDF com a educação de qualidade para todos os estudantes. Com um ambiente escolar adequado, os alunos podem se concentrar nos estudos e alcançar seu pleno potencial.
Informações adicionais:
- Para saber mais sobre as reformas nas escolas públicas do DF, acesse o site da Secretaria de Educação: https://www.educacao.df.gov.br/