Iniciativas de impacto social trazem resultados positivos para o Distrito Federal
Empreendimentos sociais de Regiões Administrativas do DF participaram do programa Descentraliza DF, realizado pelo Impact Hub Brasília
O Impact Hub Brasília concluiu recentemente a segunda edição do Descentraliza DF, uma jornada empreendedora de seis meses destinada a fomentar o desenvolvimento de iniciativas de impacto social nas Regiões Administrativas do Distrito Federal. Neste ano, o programa teve apoio estratégico da Coalizão pelo Impacto.
O principal objetivo é apoiar iniciativas e negócios de impacto que estejam alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Cada iniciativa é avaliada e selecionada, levando em consideração projetos que causam impacto social em uma determinada comunidade da periferia.
As iniciativas selecionadas participam de uma jornada empreendedora de 6 meses, totalmente gratuita, com mentorias, oficinas e encontros estratégicos com a presença de especialistas para ajudar na resolução das principais dificuldades apresentadas pelas iniciativas como gestão do negócio, finanças, etc.
“O programa ajuda esses empreendimentos a se desenvolverem, estruturarem e aperfeiçoarem seus processos de gestão, ampliando seu impacto além de suas atividades principais”, detalha a gestora de projetos do Impact Hub Brasília, Juliana Paiva.
Resultados positivos na edição 2024
Neste ano, o Descentraliza consolidou seu sucesso e impacto reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação social na região. As iniciativas participantes foram cuidadosamente selecionadas para impulsionar o ecossistema de impacto local, fortalecer o senso de comunidade e promover os objetivos da Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável.
As iniciativas participantes do programa foram:
● Amainar – Soluções para Transição
● Brio EcoDesign
● Descoola
● King Ballers
● No Fio da Diversidade
● Ocupe o Lago
● Pedagoginga
● OndaSup
● Techno Arte
● Associação de Catadores Recicla Mais
O relatório final do programa revela que as iniciativas participantes demonstraram grande evolução em aspectos essenciais de sua jornada empreendedora, validando a eficácia das ações realizadas. As principais métricas do relatório incluem:
● 71,4% das iniciativas possuem modelos de negócios bem estruturados (antes do programa: 50%);
● 71,4% elaboraram/definiram a visão de impacto do negócio utilizando a metodologia da Teoria da Mudança (antes: 25%);
● 69,5% concordam totalmente que o projeto, hoje, tem capacidade de desenvolver um planejamento estratégico (antes: 50%);
● 42,9% concordam totalmente que se sentem completamente inseridas dentro do ecossistema de negócios de impacto (antes: 25%);
Premiação e reconhecimento
Para engajar os participantes, o programa ofereceu prêmios de mentorias extras aos quatro negócios que mais se destacaram. A colocação final foi:
- OndaSup
- Amainar – Soluções para Transição
- King Ballers (empate)
- No Fio da Diversidade (empate)
O relatório completo está disponível para download no link.