Planos de transporte urbano e mobilidade serão debatidos com a população

Planos de transporte urbano e mobilidade serão debatidos com a população

Audiência pública será realizada nesta quarta-feira (10) para apresentação do cronograma de pesquisas

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob-DF) promove, nesta quarta-feira (10), a primeira audiência pública para debater a  atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano do Distrito Federal (PDTU) e a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob-DF). O encontro começa às 19h, no auditório do DER (SAM, Bloco C, Setor Complementares, Edifício-Sede do DER-DF).

Durante a audiência, a população poderá opinar sobre os planos de trabalho e de comunicação do projeto. A equipe técnica vai apresentar o cronograma com as localidades onde serão realizadas as pesquisas. Durante a atualização do PDTU e a elaboração do PlanMob-DF, será possível acompanhar a evolução dos trabalhos por meio de uma página na internet.

Temas relativos à mobilidade, em geral, serão debatidos durante o encontro | Foto: Divulgação/DER
Temas relativos à mobilidade, em geral, serão debatidos durante o encontro | Foto: Divulgação/DER

“Essa primeira audiência será para apresentar à população a forma como o projeto será desenvolvido e como as pessoas poderão participar, seja por meio de manifestações escritas, seja nas oficinas participativas que serão realizadas ou nas audiências públicas que estão previstas”, resume o titular da Semob, Zeno Gonçalves.

Participação aberta

A secretaria já está recebendo contribuições escritas, desde 6 de junho, quando foi publicado o aviso de audiência pública no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). As manifestações podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico [email protected]. Quem preferir poderá comparecer e apresentar a sugestão durante a audiência presencial.

A audiência pública presencial dará início aos debates sobre o projeto de atualização do PDTU e elaboração do PlanMob-DF. O encontro terá duas horas de duração.  Para se manifestar durante a audiência, é necessário fazer inscrição na recepção do encontro. Também se pode acompanhar a audiência pelo canal da Semob no YouTube, enviando contribuições por mensagem durante o tempo que durar a sessão presencial. Os canais de transmissão e mensagens serão divulgados na página da Semob, no dia da audiência.

As manifestações serão comentadas e respondidas pela equipe técnica durante a audiência, mas os questionamentos mais complexos ou que demandarem maior tempo para resposta serão respondidos por meio de um relatório posterior.

Qualquer pessoa ou instituição poderá participar do processo. As sugestões devem ser formuladas com textos que deverão conter a identificação do autor e tratar exclusivamente sobre o PDTU e o PlanMob-DF.  As contribuições por escrito também poderão ser entregues na Semob, até o dia 10 deste mês, no seguinte endereço: SAUS Quadra 1, Bloco G, Edifício Valec, sobreloja, Brasília-DF – CEP 70073-901.

*Com informações da Semob

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo