Cine Brasília Amplia Sessões Acessíveis para Pessoas com TEA
O Cine Brasília, icônico cinema de rua da capital federal, ampliou o número de sessões acessíveis para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). As mostras, que são gratuitas e acontecem no segundo e último sábado de cada mês, às 14h, contam com recursos de acessibilidade como:
- Projeção de recursos de acessibilidade na tela: legendas descritivas, janelas de Libras e audiodescrição sincronizada com o filme.
- Sala à meia-luz: para um ambiente mais tranquilo e sensorial.
- Som mais baixo: para evitar sobrecarga sensorial.
Aumento na oferta e nova parceria:
A partir deste ano, o Cine Brasília, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) e a OSC Box Cultural, ampliou o número de sessões acessíveis para duas por mês. A iniciativa visa ampliar o acesso à cultura e ao cinema para pessoas com TEA e seus familiares.
Próxima sessão:
No dia 13 de julho, o Cine Brasília exibirá o clássico “A Hora da Estrela” (1985), de Suzana Amaral, em sua versão remasterizada, na próxima sessão acessível.
Impacto positivo:
A iniciativa do Cine Brasília tem sido muito bem recebida pela comunidade. A estudante Millena Costa, de 24 anos, que é autista, conta que frequentar cinemas sempre foi uma dificuldade para ela devido à poluição sonora e visual. “Quando a gente pensa em cultura e cinema, a gente pensa naquele brilho intenso, som estourando. Para muitas pessoas isso não é acessível culturalmente, porque, às vezes, não dá para tolerar ambientes assim”, detalha.
Outras opções:
Além da sessão acessível do dia 13, o Cine Brasília também oferece, até a próxima quarta-feira (10), três filmes com Libras, legendas e audiodescrição: “Kung Fu Panda 4”, “La Chimera” e “A Flor do Buriti”.
Serviço:
- Local: Cine Brasília (Plano Piloto, Brasília-DF)
- Sessões acessíveis: Segundo e último sábado de cada mês, às 14h
- Ingressos: Gratuitos
- Programação completa: https://cinebrasilia.com/