Cine Brasília Amplia Sessões Acessíveis para Pessoas com TEA

Cine Brasília Amplia Sessões Acessíveis para Pessoas com TEA

O Cine Brasília, icônico cinema de rua da capital federal, ampliou o número de sessões acessíveis para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). As mostras, que são gratuitas e acontecem no segundo e último sábado de cada mês, às 14h, contam com recursos de acessibilidade como:

  • Projeção de recursos de acessibilidade na tela: legendas descritivas, janelas de Libras e audiodescrição sincronizada com o filme.
  • Sala à meia-luz: para um ambiente mais tranquilo e sensorial.
  • Som mais baixo: para evitar sobrecarga sensorial.

Aumento na oferta e nova parceria:

A partir deste ano, o Cine Brasília, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) e a OSC Box Cultural, ampliou o número de sessões acessíveis para duas por mês. A iniciativa visa ampliar o acesso à cultura e ao cinema para pessoas com TEA e seus familiares.

Próxima sessão:

No dia 13 de julho, o Cine Brasília exibirá o clássico “A Hora da Estrela” (1985), de Suzana Amaral, em sua versão remasterizada, na próxima sessão acessível.

Impacto positivo:

A iniciativa do Cine Brasília tem sido muito bem recebida pela comunidade. A estudante Millena Costa, de 24 anos, que é autista, conta que frequentar cinemas sempre foi uma dificuldade para ela devido à poluição sonora e visual. “Quando a gente pensa em cultura e cinema, a gente pensa naquele brilho intenso, som estourando. Para muitas pessoas isso não é acessível culturalmente, porque, às vezes, não dá para tolerar ambientes assim”, detalha.

Outras opções:

Além da sessão acessível do dia 13, o Cine Brasília também oferece, até a próxima quarta-feira (10), três filmes com Libras, legendas e audiodescrição: “Kung Fu Panda 4”, “La Chimera” e “A Flor do Buriti”.

Serviço:

  • Local: Cine Brasília (Plano Piloto, Brasília-DF)
  • Sessões acessíveis: Segundo e último sábado de cada mês, às 14h
  • Ingressos: Gratuitos
  • Programação completa: https://cinebrasilia.com/
Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo