Ação do GDF leva acolhimento e serviços a pessoas em situação de rua no Plano Piloto
Na última segunda-feira (1º), o Governo do Distrito Federal (GDF) deu continuidade à ação de acolhimento a pessoas em situação de rua no Plano Piloto. A operação, que faz parte do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, visitou sete pontos estratégicos e atendeu 21 pessoas, oferecendo serviços nas áreas de saúde, qualificação profissional, auxílio social, moradia e regularização.
Abordagem humanizada e integrada
As equipes do GDF abordaram as pessoas com respeito e atenção, buscando entender suas necessidades e oferecer as melhores soluções. Durante as abordagens, foram oferecidos:
- Serviços de saúde: Atendimento médico, odontológico, psicológico e de enfermagem, além de testes de Covid-19 e vacinação.
- Qualificação profissional: Orientação e encaminhamento para cursos e oficinas profissionalizantes, visando a inclusão no mercado de trabalho.
- Auxílio social: Cadastro e acompanhamento para acesso a benefícios como Bolsa Família, auxílio-moradia e aluguel social.
- Moradia: Orientação sobre vagas em abrigos e acompanhamento para o processo de inscrição e acesso à moradia digna.
- Regularização: Emissão de documentos pessoais e certidões de nascimento e casamento.
Ação pioneira e referência nacional
O Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua é considerado referência no país, pois o GDF foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de política pública após a suspensão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no ano passado, das ações de abordagens forçadas da população em situação de rua.
Mais oportunidades e atenção integral
O plano do GDF visa atender até 2 mil pessoas em situação de rua, oferecendo acolhimento digno e acesso a políticas públicas que possibilitem a construção de um futuro melhor. Além das ações de abordagem, o GDF está ampliando a oferta de vagas em abrigos e investindo em programas de qualificação profissional e inclusão social.
Compromisso com a dignidade humana
O Governo do Distrito Federal reforça seu compromisso com a garantia dos direitos da população em situação de rua, promovendo ações que visam a sua reinserção social e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.