Inaugurado novo estacionamento em torno do TJDFT e MPDFT, no SIG

Inaugurado novo estacionamento em torno do TJDFT e MPDFT, no SIG

Com 4 mil metros quadrados, o espaço recebeu 257 novas vagas para atender servidores, advogados e a população em geral. A obra contou também com a construção de calçadas, paisagismo e drenagem

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

A região do Setor de Indústrias Gráficas (SIG) ganhou, nesta quinta-feira (27), um novo estacionamento para atender servidores públicos, advogados e a população que frequenta o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e o Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT). O espaço conta com quatro mil metros quadrados de piso intertravado com 257 vagas e três mil metros de calçadas, além de drenagem e paisagismo. A obra foi feita pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), com investimento de R$ 8 milhões.

Presente na inauguração do espaço, o governador Ibaneis Rocha lembrou que a demanda existia desde quando ele presidia a Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF). “Vejam vocês que há 11 anos [esse estacionamento] já era discutido entre os poderes. Quando nós assumimos o governo, também firmamos o compromisso de fazermos o estacionamento. Sei que nós estamos atendendo a esses servidores que trabalham aqui no Tribunal de Justiça e no Ministério Público e aos advogados que visitam o tribunal”, comentou o líder do Executivo. “Enquanto eu estiver à frente do GDF seremos parceiros dessas instituições que ajudam a nossa sociedade”, acrescentou.

Ibaneis Rocha ressaltou que essa é só uma das melhorias que o governo está fazendo na região. A via que passa perto do novo estacionamento será duplicada e desembocará na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), onde um viaduto dividirá o trânsito de quem passa pela Estrada Parque no sentido Eixo Monumental. O trecho foi visitado pelo governador no dia 20 de junho.

“As obras continuam. Nós vamos ter uma via com pista dupla que vai sair da Epig e um viaduto para melhorar o trânsito. Nós estamos trabalhando para que a gente evolua cada vez mais no desenvolvimento de toda essa região”, destacou.

Garantia de acesso

Além de conforto, a obra trará economia ao TJDFT e facilitará o acesso da população ao tribunal
Além de conforto, a obra trará economia ao TJDFT e facilitará o acesso da população ao tribunal

O presidente da Novacap, Fernando Leite, reforçou que a obra tem o objetivo de permitir o acesso da população ao TJDFT e MPDFT com mais conforto. “O governador tem determinado que a Novacap atenda de forma urgente todas as demandas da comunidade. Essa é uma antiga e legítima. Em menos de 90 dias, fizemos esse estacionamento que vem para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

O estacionamento é visto como essencial para os órgãos do Poder Judiciário. Por dia, o TJDFT recebe uma média de 1,4 mil pessoas. Além disso, a obra trará economia ao órgão, que utilizava recursos institucionais para transportar servidores até o local. “Essa obra vai trazer economia para o TJDFT que estava gastando em torno de R$ 100 mil por ano para transportar os advogados e os servidores que desembarcavam na frente do Tribunal de Contas do DF e da Arena BRB Mané Garrincha. Esse estacionamento vai ser muito útil para advogados, servidores e todos que visitam o poder público”, avaliou o vice-presidente do TJDFT, Roberval Belinati.

Para o procurador-geral de Justiça do MPDFT, Georges Seigneur, a ampliação das vagas na região será primordial para ampliar o acesso da população à Justiça. “A partir do momento que você amplia o acesso, você facilita o acesso do cidadão à Justiça, que é uma coisa muito importante. Tomara que traga bons frutos e melhore o acesso da população ao TJDFT e ao MPDFT”, comentou.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo