Os vinhos da capital: conheça a Vinícola Brasília

Os vinhos da capital: conheça a Vinícola Brasília

Se você está planejando conhecer a capital brasileira, é hora de adicionar ao seu roteiro pelo menos um dia de enoturismo. O Distrito Federal está repleto de vinhedos e vinícolas, e o projeto mais recente, a Vinícola Brasília, abriu suas portas e seu receptivo há pouco mais de um mês.

Homenagem à arquitetura de Brasília: O projeto arquitetônico, concebido por Ednilson Lazzeri e Renata Melendez, traz elementos brasilienses emblemáticos e clássicos do brutalismo tropical, como concreto aparente, rampas e espelhos d’água. Há, ainda, um pequeno vinhedo em frente à fachada. A homenagem à identidade arquitetural do Plano Piloto se estende à rotulagem dos vinhos.

Vinhos premiados: A Vinícola Brasília já se destaca com premiações. O Monumental 1960, por exemplo, foi reconhecido pela Avaliação Nacional de Vinhos como uma das 16 amostras mais representativas da safra de 2023.

Terroir único: O terroir brasiliense é formado por uma altitude média de 1000m acima do nível do mar, o que favorece a amplitude térmica com noites frias e dias quentes, além de solos arenosos e argilosos, com boa drenagem. Essas condições geram vinhos mais potentes, estruturados e encorpados, sejam brancos, rosés ou tintos.

Roteiro do enoturismo:

  • Como visitar a Vinícola Brasília:
    • Localização: BR-251, KM 07, na região do PAD-DF, sentido Unaí.
    • Horário de funcionamento: De segunda à sábado, das 9h às 17h30; domingos, das 9h às 13h.
    • Visita guiada: R$ 150/pessoa (inclui visitação em todas as áreas da vinícola e degustação de 4 rótulos, além de cesta de pães e azeite, queijos e salames artesanais).
    • Reservas: WhatsApp (51) 9442-1975.
Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo