Distrito Federal recebe o ITF Sand Series Brasília Classic 2024

Distrito Federal recebe o ITF Sand Series Brasília Classic 2024

Entre os dias 10 e 16 deste mês, torneio de beach tennis contará com a participação dos melhores atletas do mundo

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Brasília vai receber a quarta edição do ITF Sand Series Brasília Classic, um dos principais torneios de beach tennis do mundo. Com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do DF (SEL), a competição ocorre entre os dias 10 e 16 deste mês, na Arena BRB.

“Ao mesmo tempo que a cidade oferece toda a estrutura para sediar esse torneio, o Sand Series também se concretiza como uma excelente oportunidade na geração de emprego e renda e fortalecimento do turismo” Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer

O torneio de Brasília é um dos quatro da série ITF Sand Series Classic do calendário mundial, considerados os “Grand Slam” do beach tennis. O título Classic foi dado aos eventos inaugurais do ITF Sand Series, e Brasília foi a primeira cidade no mundo a receber um torneio desse porte a partir de 2021.

O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, reforça: “Brasília tem se consolidado como o cenário ideal para a realização de grandes eventos esportivos, e agora vamos receber de braços abertos o ITF Sand Series Brasília Classic 2024, torneio expressivo de beach tennis, modalidade que vem crescendo muito aqui no DF. Ao mesmo tempo que a cidade oferece toda a estrutura para sediar esse torneio, o Sand Series também se concretiza como uma excelente oportunidade na geração de emprego e renda e fortalecimento do turismo”.

Estrutura

O ITF Sand Series Brasília Classic 2024 será realizado na Arena BRB, ao lado do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, em uma área de 12 mil metros quadrados. O espaço terá oito quadras com arquibancadas cobertas – a central contará com 1.500 lugares -, áreas de relacionamento e uma área reservada para atletas amadores, profissionais e imprensa e estrutura de transmissão internacional.

Também será destaque o Boulevard Monumental, com 800 metros quadrados cobertos, praça de alimentação, estandes, palcos, área de convivência, uma praia artificial com pedalinhos para o público e estacionamento privativo.

Grandes atletas

O ITF Sand Series Brasília Classic 2024 contará com a participação de renomados atletas, entre os dias 13 e 15 deste mês, quando será disputada a chave principal da competição. Antes, no dia 12, será a vez do qualifying. O torneio distribuirá uma premiação de US$ 50 mil e 600 pontos no ranking mundial da ITF (Federação Internacional de Tênis).

Já estão definidas as duplas cabeça de chave da competição. No feminino, serão Patricia Diaz (Venezuela)/Rafaella Miiller (Brasil), cabeça 1; Flaminia Daina (Itália)/Nicole Nobile (Itália), cabeça 2; Sophia Chow (Brasil)/Vitória Marchezini (Brasil), cabeça 3; Giulia Gasparri (Itália)/Ninny Valentini (Itália), cabeça 4; Sofia Cimatti (Itália)/Greta Giusti (Itália), cabeça 5; Veronica Casadei (Itália)/Marcela Vita (Brasil), cabeça 6; Juliana Nogueira (Brasil)/Isadora Simões (Brasil), cabeça 7, e Eva Palos (Espanha)/Giulia Trippa (Itália).

No masculino, as duplas favoritas são Nicolas Gianotti (França)/Mattia Spoto (Itália), André Baran (Brasil)/Michele Cappelletti (Itália), Nikita Burmakin (Itália)/Tommaso Giovannini (Itália); Maksimilians Andersons (Letônia)/Antonio Ramos (Espanha), Federico Galeazzi (Itália)/Hugo Russo (Brasil), Fabricio Neis (Brasil)/Allan Oliveira (Brasil), Leonardo Branco (Brasil)/Mathieu Guegano (França) e Giovanni Cariani (Brasil)/Daniel Mola (Brasil).

Além do ITF Sand Series, o evento terá a disputa do ITF BT 50, nos dias 10 e 11 deste mês, e do ITF BT10, no dia 16, e o torneio amador dividido em várias categorias – A, B, C, 40+ e 50+.

Programação prévia

⇒ Dias 10 e 11 – ITF BT50
⇒ Dia 12 – ITF Sand Series Brasília Classic – qualifying
⇒ De 13 a 15 – ITF Sand Series Brasília Classic – chave principal
⇒ Dia 16 – ITF BT10.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer do DF

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo