Expresso Ambiental vai orientar 5 mil crianças de escolas no DF

Expresso Ambiental vai orientar 5 mil crianças de escolas no DF

Ônibus é a atração que a Caesb levará para cinco cidades em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

Usar água potável de forma racional. Esta é a mensagem que a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) quer repassar a 5 mil crianças, a partir desta quarta-feira (5), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. O trabalho de conscientização será feito por meio do Expresso Ambiental, o ônibus da Caesb usado em eventos educativos. Até o fim deste mês, o veículo participará de eventos ambientalistas no Parque da Cidade e em oito escolas de Planaltina, Santa Maria, Sobradinho, São Sebastião e Plano Piloto.

O Expresso Ambiental transporta uma maquete de seis metros, que mostra o ciclo de saneamento da Caesb, que vai desde o momento da captação da água nos mananciais (rios e lagoas), passando pelas redes de distribuição, abastecimento nos imóveis comerciais e residenciais, depuração nas estações de tratamento de esgoto e devolução da água tratada ao meio ambiente, como o Lago Paranoá.

São contemplados diversos aspectos na maquete, como a proteção de mananciais, o saneamento rural e urbano, as estações de tratamento de água e esgoto, drenagem pluvial, resíduos sólidos, uso consciente da água (instalações hidráulicas e prediais) e até mesmo o manejo do lodo de esgoto que, atualmente, é utilizado pela companhia na recuperação de áreas degradadas.

“A companhia se preparou para o enfrentamento do período de estiagem com o aumento da capacidade de produção de água. Mesmo assim, é essencial que a população faça a sua parte, utilizando água de forma racional, evitando desperdícios. Por este motivo, o ônibus Expresso Ambiental está percorrendo as escolas e eventos públicos para demonstrar a importância do papel dos consumidores”, afirmou o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis.

Para agendar a visita e obter mais informações sobre o ônibus, acesse este link.

Ônibus também estará presente em outras ações

O Expresso Ambiental também marcará presença no evento Conexão Ambiental, uma programação da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Ambiental do DF (Sema). Nos dias 8 e 9 deste mês, das 9h às 17h, no Estacionamento 12 do Parque da Cidade, o ônibus ficará disponível para visitação. O evento tem como objetivo sensibilizar e educar a população sobre a importância da conservação ambiental e da adoção de práticas sustentáveis. A programação diversificada inclui palestras, workshops, exposições e atividades práticas.

Já no dia 16, o ônibus estará no aniversário de Sobradinho. O evento será realizado próximo à ponte que liga Sobradinho a Sobradinho II e contará com estande informativo da Vigilância Ambiental, uma tenda de reciclagem, vacinação e adoção de animais e atrações musicais ao longo do dia.

*Com informações da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo