GDF Investe R$ 400 Milhões em Concretagem de Vias e Corredores de Ônibus
O Governo do Distrito Federal (GDF) está realizando um investimento significativo de cerca de R$ 400 milhões na concretagem de vias e corredores de ônibus. Essa iniciativa visa aumentar a durabilidade das vias, melhorar a segurança e o conforto para motoristas, pedestres e passageiros, e reduzir os custos de manutenção a longo prazo.
Vantagens do Pavimento Rígido
O pavimento rígido, feito de concreto, oferece várias vantagens em comparação ao asfalto convencional. Sua durabilidade é de cerca de 20 anos, o dobro da vida útil do asfalto, que geralmente requer manutenção após 10 anos. Além disso, a aplicação do concreto é mais simples e menos custosa a longo prazo, já que não necessita de frequentes intervenções para reparos.
Segundo Fauzi Nacfur Junior, presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), “Quando se faz um estudo de viabilidade computando o investimento inicial e a manutenção, fica muito mais vantajosa a aplicação do concreto.”
Principais Intervenções
Diversas vias importantes do Distrito Federal estão recebendo as intervenções de concretagem. Na Via Estrutural, por exemplo, foram investidos R$ 75 milhões para concretar 26 km de vias nos dois sentidos. A W3 Sul também está passando por obras, com a substituição de 10 km de asfalto por concreto em um investimento de R$ 27 milhões.
Outras áreas em destaque incluem:
- Túnel Rei Pelé: 2.160 metros concretados em três faixas de rolamento.
- Boulevard do Túnel: Pavimentação rígida para transporte coletivo nos dois sentidos.
- Avenida Hélio Prates: 12 km de faixas exclusivas para ônibus concretadas com investimento de R$ 50 milhões.
Essas obras fazem parte de um projeto mais amplo, que inclui a Estrada Setor Policial Militar (ESPM) e a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), entre outras.
Redução de Custos e Melhoria na Qualidade de Vida
A escolha pelo pavimento de concreto também é justificada pela economia que gera ao evitar interrupções frequentes no tráfego para manutenção. “A cor mais clara do concreto facilita a visibilidade e favorece a segurança dos usuários”, explica Fauzi Nacfur Junior.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, destaca que a decisão se baseia em experiências positivas de outras regiões do Brasil. “O Dnit utilizou a mesma técnica para rodovias demandadas para escoar a produção da agricultura e da pecuária, como a BR-163, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. A adoção do concreto demonstrou maior durabilidade.”
Conclusão
Com esses investimentos, o GDF espera não apenas melhorar a infraestrutura viária do Distrito Federal, mas também proporcionar uma melhor qualidade de vida para seus cidadãos, através de vias mais seguras, confortáveis e economicamente viáveis a longo prazo. As intervenções estão sendo realizadas em várias etapas e, uma vez concluídas, representarão um marco na modernização da infraestrutura da região.





