Apple pede desculpas após comercial do iPad gerar críticas da comunidade criativa
A empresa removeu o vídeo que mostrava objetos de arte sendo esmagados por uma prensa para promover o novo iPad Pro.
Um comercial recente da Apple para o iPad Pro 13 gerou grande repercussão negativa, principalmente entre a comunidade criativa. O vídeo, que mostrava diversos objetos de arte, como instrumentos musicais, câmeras e pinturas, sendo esmagados por uma prensa hidráulica, foi interpretado por muitos como um ataque à criatividade humana e à valorização da arte tradicional.
Diante da repercussão negativa, a Apple se viu obrigada a remover o comercial do ar e pedir desculpas. Em nota oficial, a empresa reconheceu que o vídeo “não atingiu o objetivo” e que “errou o alvo”. A Apple também afirmou que “a criatividade está em nosso DNA” e que a empresa “lamenta” ter causado ofensa à comunidade criativa.
O comercial, que foi lançado no dia 7 de maio, tinha como objetivo promover a tecnologia Tandem OLED do novo iPad Pro. A ideia era mostrar que o tablet pode ser usado para diversas tarefas criativas, desde tocar música até pintar quadros. No entanto, a forma como o vídeo foi executado acabou transmitindo a mensagem de que a tecnologia da Apple pode substituir completamente a arte tradicional.
A reação negativa ao comercial foi imediata. Artistas, músicos e outros profissionais da área criativa se manifestaram nas redes sociais para criticar a mensagem do vídeo. Muitos argumentaram que a arte tradicional não pode ser substituída por tecnologia e que a Apple estava sendo desrespeitosa com a cultura e a história.
A Apple, por sua vez, se esforçou para conter a crise. A empresa removeu o vídeo do ar e emitiu um pedido de desculpas oficial. A empresa também disse que está revisando seus processos de criação de conteúdo para evitar que algo semelhante aconteça no futuro.