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Fluidez no trânsito e mais segurança para motoristas e usuários de transporte público

Fluidez no trânsito e mais segurança para motoristas e usuários de transporte público

O Governo do Distrito Federal (GDF) segue avançando nas obras da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) e, na manhã desta quinta-feira (2), liberou mais uma faixa de rolamento em pavimento rígido em concreto. A medida beneficia motoristas que se deslocam do Plano Piloto para Taguatinga e contribui para a fluidez do trânsito na região.

Melhorias para todos:

  • Trânsito mais rápido: Com a nova faixa, o fluxo de veículos no sentido Taguatinga-Eixo Monumental foi otimizado, reduzindo o tempo de espera e o congestionamento na via.
  • Segurança reforçada: O pavimento rígido em concreto oferece maior durabilidade e resistência, diminuindo o risco de acidentes e a necessidade de manutenções frequentes.
  • Benefícios para o transporte público: A desativação da faixa reversa libera espaço para os ônibus do sistema BRT, contribuindo para a regularidade e a qualidade do serviço.

Mais obras em andamento:

  • Outras faixas em breve: A expectativa é de que mais uma faixa seja liberada nos próximos 10 a 12 dias, aumentando ainda mais a capacidade da via.
  • Modernização completa: Em breve, toda a Epig será revestida com pavimento rígido de concreto, proporcionando mais segurança, eficiência e conforto para os 25 mil motoristas que circulam diariamente pela via.
  • Investimento robusto: O GDF investe R$ 156 milhões na reforma da Epig, gerando 140 empregos e impulsionando o desenvolvimento da região.

Opinião positiva da comunidade:

  • Motoristas satisfeitos: José Augusto Maciel, comerciante da região, elogia as melhorias e reconhece o impacto positivo no trânsito.
  • Usuários de transporte público contentes: Rosileide Pereira, diarista que utiliza o transporte público, relata a redução no tempo de deslocamento e a melhora na qualidade do serviço.

Corredor Eixo Oeste:

  • Integração e mobilidade: A reforma da Epig faz parte do Corredor Eixo Oeste, um projeto com 38,7 km de extensão que ligará as regiões do Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto.
  • Objetivo ousado: O objetivo do corredor é reduzir o tempo de viagem entre as duas regiões para apenas 30 minutos, impulsionando a integração e a mobilidade urbana.
  • Infraestrutura completa: O projeto inclui a construção de uma faixa exclusiva para ônibus BRT, nove viadutos, terminais, passarelas para pedestres e ciclovias.
  • Execução em etapas: As obras estão sendo executadas em seis trechos para garantir a segurança e a logística do projeto.
  • Primeiro trecho em andamento: O primeiro trecho, que inclui a implantação do Corredor BRT, a construção de dois viadutos, ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano, já está em andamento.

Compromisso com a mobilidade:

O GDF está comprometido em transformar a mobilidade urbana no Distrito Federal, investindo em obras que garantem segurança, eficiência e conforto para todos os usuários. A reforma da Epig e o Corredor Eixo Oeste são exemplos desse compromisso, que visam melhorar a qualidade de vida da população e impulsionar o desenvolvimento da cidade.

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Alvaro Maciel

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