Novas especificações para uniforme da Polícia Penal do DF

Novas especificações para uniforme da Polícia Penal do DF

O objetivo é fortalecer a identidade visual e padronizar a vestimenta para promover o pronto reconhecimento da instituição e de seus servidores

Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Foram publicadas nesta segunda-feira (13), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), as novas especificações e padrões para os uniformes da Polícia Penal do DF. A Portaria n° 367, de 8 de novembro de 2023, tem o objetivo de fortalecer a identidade visual e padronizar a vestimenta para promover o pronto reconhecimento da instituição e de seus servidores.O normativo dispõe sobre itens obrigatórios e facultativos que compõem a vestimenta, além de especificar todos os diferentes tipos de uniformes: operacional, administrativo, para gestantes, para curso de formação, para práticas desportivas e para instrução.

As novas diretrizes levam em consideração a uniformidade e a coerência da comunicação visual, a ergonomia e o conforto do policial durante a execução de suas atividades no dia a dia, a adaptabilidade às condições climáticas e a funcionalidade e utilidade de acordo com a natureza de uso. A partir de 31 de janeiro de 2024, será proibido o uso de uniformes, acessórios, brasões e distintivos que não estejam previstos no normativo e no Manual de Identidade Visual (MIV) da Polícia Penal do DF.

Esta portaria vem complementando o decreto nº 45.143/2023, publicado no dia 8 deste mês, que estabelece as diretrizes para a emissão da carteira de identidade funcional da categoria. “Todos esses marcos regulatórios são passos importantes para o fortalecimento institucional e para a valorização dos policiais penais”, afirma o secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Teles.

“É mais uma relevante conquista da instituição neste ano em que a Polícia Penal do DF completa quatro anos de criação”, ressaltou Teles, lembrando do aniversário da categoria que é comemorado em 4 de dezembro.

*Com informações da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF)

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo