Reunião do Conselho dos Direitos da Mulher destaca avanços e novos desafios

Reunião do Conselho dos Direitos da Mulher destaca avanços e novos desafios

Eleição da mesa diretora ocorreu nesta segunda (9). Órgão vinculado à SMDF tem o objetivo de empoderar o público feminino para a autonomia e igualdade de gênero

Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

O Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal (CDM-DF) reuniu-se, na tarde desta segunda-feira (9), na Escola de Governo (Egov), para a reunião ordinária, sob a presidência da secretária da Mulher, Giselle Ferreira. O encontro foi marcado pela eleição da mesa diretora, na qual todos as integrantes elegeram três componentes.

Uma atmosfera de renovação permeou a reunião com a presença das novas representantes eleitas para o biênio: a vice-presidente do conselho, Ivonice Campos, da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF); e a primeira e a segunda secretárias, Sueli Rodrigues, da Segov; e Arquilene Sousa, do Instituto Ark Realiza, respectivamente.

“A composição da mesa é crucial para o direcionamento das atividades do conselho e para garantir uma representação diversificada e eficiente. Nosso compromisso é com a igualdade, a justiça e o empoderamento das mulheres do DF” Giselle Ferreira, secretária da Mulher

A secretária da Mulher destacou que a eleição representa um compromisso renovado com a equidade de gênero e o combate a todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres. “A composição da mesa é crucial para o direcionamento das atividades do conselho e para garantir uma representação diversificada e eficiente. Nosso compromisso é com a igualdade, a justiça e o empoderamento das mulheres do DF”, ressaltou.

A aprovação do calendário de reuniões para 2023 e janeiro de 2024 foi outro ponto de destaque. Essa medida visa assegurar a regularidade e continuidade das discussões e ações do conselho, permitindo uma programação consistente e eficaz para o desenvolvimento de iniciativas que promovam a igualdade de gênero.

Políticas das Mulheres

Na ocasião, foi apresentada a Proposta da Capacitação do CDM-DF, um plano que visa aprimorar o conhecimento técnico dos membros do conselho, capacitando-os para um melhor desempenho em suas funções. Para a vice-presidente eleita, Ivonice Campos, “os debates são importantes para o fortalecimento das ações voltadas para os direitos das mulheres”.

Outro ponto relevante foi a indicação de representantes da sociedade civil para monitoramento do Plano Distrital de Políticas para as Mulheres (PDPM). Essa medida reforça o caráter participativo do conselho, incorporando a voz da sociedade civil na fiscalização e avaliação das políticas públicas implementadas na região.

A reunião demonstrou um comprometimento firme com a causa da igualdade de gênero e o avanço na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A parte final da reunião abriu espaço para assuntos gerais, permitindo que as participantes pudessem trazer à tona temas que não estavam inicialmente na pauta, promovendo uma discussão aberta e abrangente.

Conselho dos Direitos da Mulher

Juntamente à Secretaria da Mulher, o CDM-DF é constituído por 25 membros titulares, sendo 12 provenientes do setor público do Distrito Federal e outros 12 representando entidades da sociedade civil, todos atuando na esfera de gênero.

Confira a composição da nova mesa diretora do Conselho dos Direitos da Mulher:
→ Doze representantes do poder público do Distrito Federal, sendo tanto da administração direta como da indireta, indicadas com os respectivos suplentes pelos dirigentes máximos das áreas adiante descritas, independente da estrutura governamental vigente à época: 1. Saúde; 2. Educação; 3. Casa Civil; 4. Diversidade; 5. Pessoa com Deficiência; 6. Economia; 7. Trabalho; 8. Segurança Pública; 9. Desenvolvimento Social; 10. Gestão Governamental; 11. Defensoria Pública; 12. IPEDF;
→ Doze representantes de entidades da sociedade civil e dez suplentes, todas da área de gênero, selecionadas mediante processo seletivo público.

Fale com o CDM-DF:
Endereço: Ed. Anexo do Palácio do Buriti, 8º andar
Contatos: (61) 3330-3103 ou [email protected]

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Abrir o Chat
1
💬 Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo