São Sebastião e Jardim Botânico terão 21 ônibus a mais em circulação

São Sebastião e Jardim Botânico terão 21 ônibus a mais em circulação

Na próxima segunda-feira (25), os veículos 0 km vão reforçar o transporte público das duas regiões, oferecendo 93 viagens a mais nos dias úteis. Nos sábados e domingos serão, respectivamente, 38 e 24 novas saídas

Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Os passageiros das regiões administrativas de São Sebastião e do Jardim Botânico terão melhorias no transporte público com acréscimo de viagens em 16 linhas de ônibus. Na próxima segunda-feira (25), entram em operação 21 novos veículos e os usuários terão à disposição mais 93 viagens em dias úteis, 38 aos sábados e 24 aos domingos.

“A regularização de 30 ônibus, com emplacamento, instalação de validadores e vistoria, já foi finalizada, o que permite que as primeiras intervenções no sistema sejam implementadas”Márcio Antônio de Jesus, subsecretário de Operações

A conexão entre São Sebastião, Paranoá e Itapoã receberá aumento de 16 viagens em dias úteis por meio de duas linhas: a 0.181 e a 181.1.

A 170.4, além de ganhar o acréscimo de nove viagens em dias úteis, terá a rota alterada para atender aos alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB), campus de São Sebastião.

Mais viagens, ônibus maior

O Setor Morro da Cruz receberá ampliação de duas viagens na 197.6. Já a circular 183.8 terá ganho de 5 viagens em dias úteis, além da troca dos dois atuais miniônibus por quatro ônibus básicos. Na 183.6 serão criadas mais 7 viagens.

Para adequar a oferta à demanda, a 183.0 ganhará ampliação na capacidade de transporte de passageiros com a substituição de dois miniônibus por dois ônibus básicos. E na circular 183.2, que atende as vias internas do Jardim Botânico (Estrada do Sol), serão criadas 5 novas viagens em dias úteis.

Mangueiral

No Jardins Mangueiral, a linha 180.5, que vai para a W3 Sul, receberá o acréscimo de 2 viagens em dias úteis, e a circular 183.6 terá ampliação de 7 viagens também em dias úteis.

O subsecretário de Operações da Secretaria de Transporte e Mobilidade, Márcio Antônio de Jesus, explica que parte dos 59 veículos adquiridos pela empresa Pioneira já estão aptos a operar. “A regularização de 30 ônibus, com emplacamento, instalação de validadores e vistoria, já foi finalizada, o que permite que as primeiras intervenções no sistema sejam implementadas”, explica.

Além dos 30 ônibus novos que começarão a circular no dia 25 (sendo 21 para São Sebastião e Jardim Botânico), outros 29 coletivos já foram entregues e serão disponibilizados aos passageiros nos próximos dias. Os veículos são do tipo básico convencional, com capacidade para 72 passageiros cada, dotados de tecnologia avançada com motores movidos a Diesel S10 (com 12% de biodiesel) e equipados com Sistema EURO 6, que reduzem a emissão gases e liberam 50% menos partículas no ar.

Ao todo, o Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal receberá 195 ônibus novos da empresa Pioneira, que já conta com 100% de sua frota renovada. Deste total, 79 serão para aumento da frota e 116 irão substituir veículos que atingirão o limite de vida útil.

Confira as linhas, os itinerários e as alterações

*Com informações da Semob-DF

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Abrir o Chat
1
💬 Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo