Circuito Cultura leva profissionalização a Planaltina e Sobradinho

Circuito Cultura leva profissionalização a Planaltina e Sobradinho

Iniciativa também abre espaço para artistas locais se apresentarem, em setembro e outubro, na carreta itinerante

Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Começou nesta quarta-feira (6), em Planaltina e Sobradinho, o Circuito Cultura. O projeto oferece cursos de qualificação profissional à comunidade e proporciona que bandas e músicos locais se apresentem em eventos nas regiões administrativas durante os meses de setembro e outubro. As atividades irão até 21 de outubro.

Com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), a iniciativa, executada pelo OMNI Instituto de Desenvolvimento Social, capacita e leva entretenimento, com apresentações artísticas, exposição e mostra de filmes para sete bairros das duas regiões administrativas.

“O objetivo do projeto é promover a qualificação profissional e os músicos da cidade”Elisângela Araújo, coordenadora do OMNI

“O objetivo do projeto é promover a qualificação profissional e os músicos da cidade. Verificamos, por meio de pesquisa, que os artistas das duas cidades carecem de espaços para apresentações, e estamos fazendo um projeto inédito que é dando espaço e remunerando as bandas”, explica a coordenadora do OMNI, Elisângela Araújo.

Qualificação profissional

Em nove horas de aulas práticas os moradores poderão aprender de forma presencial e online a elaborar biscoitos e pães; confeitaria e decoração artística de bolos, biscoitos, cupcakes, sobremesas e cookies; técnicas de produção, montagem e finalização de pizzas e salgados, além de estética facial.

Os cursos serão ministrados na carreta itinerante do projeto, que semanalmente percorrerá os bairros das cidades. “As aulas serão presenciais e online. No presencial, temos 120 vagas abertas, sendo 30 para cada curso e no remoto não há restrição de quantidade, basta se inscrever”, conta Elisângela.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Circuito Cultura. Os inscritos no formato online poderão acompanhar as aulas pelo canal do projeto na internet.

Confira os dias e horários que os cursos serão ministrados:

→ Pães e biscoitos: quartas e quintas, das 8h às 12h30

→ Confeitaria e doceria: quartas e quintas, das 13h30 às 18h

→ Pizzaiola e salgados: sextas e sábados, das 8h às 12h30

→ Estética facial: sextas e sábados, das 13h às 17h30

Artistas locais

“A iniciativa é uma oportunidade a mais para o músico local mostrar o seu trabalho para os presentes e ampliar o seu público”, diz o músico Alberto Salgado | Foto: Divulgação

Para garantir a animação dos eventos nas cidades e prestigiar a cultura local, 20 artistas se apresentarão por cerca de 40 minutos cada na carreta itinerante. As bandas e cantores serão selecionados por meio de votação popular no site do circuito.

A seleção dos artistas musicais será semanal, entre cantores consolidados e iniciantes. Os 10 artistas mais votados em cada categoria se apresentarão no palco do projeto. O cachê dos músicos está entre R$ 800 e R$ 1,5 mil. De acordo com o Instituto OMNI, 40 artistas já se inscreveram para participar do projeto.

O músico e morador de Sobradinho, Alberto Salgado, 44 anos, se inscreveu para participar das apresentações na cidade e vê no projeto uma oportunidade de divulgar o seu trabalho. “Quero participar para divulgar minhas músicas novas, estou prestes a lançar meu terceiro álbum. A iniciativa é uma oportunidade a mais para o músico local mostrar o seu trabalho para os presentes e ampliar o seu público”, destaca. Alberto é profissional da música, há mais de 20 anos.

Uma parte da programação será reservada também para exibições de filmes e vídeos. As apresentações musicais e exposições ocorrem a partir das 18h até 22h.

Veja as datas e locais onde acontecerão os cursos e as apresentações:

→ Planaltina
Jardim Roriz/Vila de Fátima (em frente ao depósito Amaral)
Até 9/9, das 8h às 22h

→ Arapoanga
Avenida Erasmo de Castro (em frente ao depósito União)
De 13/9 a 16/9, das 8h às 22h

→ Buritis IV (ao lado da 31º DP)
De 20/9 a 23/9, das 8h às 22h

→ Planaltina
Vila Vincentina (ao lado da Igreja São Vicente de Paulo)
De 27/9 a 30/9, das 8h às 22h

→ Taquara (ao lado colégio CED Taquara)
De 4/10 a 7/10, das 8h às 22h

→ Estância (Campo de Futebol Terrão)
De 11/10 a 14/10, das 8h às 22h

→ Sobradinho
Nova Colina
De 18/10 a 21/10, das 8h às 22h.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Abrir o Chat
1
💬 Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo