Novacap intensifica limpeza de reservatório de detenção de águas pluviais

Novacap intensifica limpeza de reservatório de detenção de águas pluviais

Objetivo é prevenir danos causados por chuvas e melhorar o sistema de drenagem urbana

Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

A Novacap está em processo avançado de efetivação de contratos com empresas especializadas na limpeza de reservatórios de detenção de águas pluviais do Distrito Federal. A previsão é de que os acordos sejam concluídos em setembro. Este movimento faz parte de uma iniciativa maior da companhia para garantir a manutenção e funcionalidade dos sistemas de drenagem, especialmente em áreas mais vulneráveis às chuvas.

Atualmente, há quatro contratos de manutenção em andamento, com ações já sendo executadas em regiões como Brazlândia, Noroeste e Recanto das Emas. Apenas no Recanto das Emas, já foram removidos 13 mil metros cúbicos de materiais acumulados.

Os serviços vão de retirada de lixo e material vegetal a reparos em dispositivos como os dissipadores, contenções, plantio de grama e o cercamento da área.

André Luiz Oliveira Vaz, diretor de Urbanização da Novacap, fala sobre o projeto em curso. “As limpezas buscam devolver a capacidade operacional ao sistema e assim melhorar a captação das águas pluviais e, a longo prazo, minimizar os danos causados pelas chuvas.”

A limpeza regular e adequada dos reservatórios de detenção de águas pluviais é fundamental para o bom funcionamento do sistema de drenagem urbana. Essas estruturas são projetadas para captar e conduzir a água da chuva, evitando assim alagamentos em áreas urbanas. Contudo, sem a manutenção apropriada, detritos, folhas e outros materiais podem obstruir o sistema, diminuindo sua eficiência e resultando em inundações e transbordamentos.

*Com informações da Novacap

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Abrir o Chat
1
💬 Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo