Programa para atuação no setor da Economia Criativa abre 120 vagas em cursos gratuitos

Programa para atuação no setor da Economia Criativa abre 120 vagas em cursos gratuitos

Aulas em múltiplas áreas – ministradas por experientes professores e professoras – para pessoas interessadas em se profissionalizar e ingressar no mercado de trabalho

Entre os dias 24 e 28 de julho, o Complexo Cultural de Samambaia terá suas portas abertas à comunidade local interessada em aprimorar estudos nos campos do empreendedorismo cultural e artístico. Serão oferecidas, gratuitamente, oficinas de Artes Visuais, Teatro, Fotografia, Música, Gestão de Projetos e DJ com duração de 15 horas-aula cada. As aulas, para 20 pessoas por turma, serão ministradas de segunda à sexta, sempre das 14h às 17h.

O intensivão tem como público prioritário estudantes do ensino médio e educadores, no entanto, sem a restrição para inscrição e participação de qualquer pessoa maior de 16 anos. Todas e todos, que concluírem o curso, irão receber certificado. As matrículas estão abertas e podem ser feitas através do link: https://docs.google.com/forms/d/1Zd67CzedMba_kyAtUKSJ2hJ5_TQPWTCkF8xJcWF85p4/edit. Quem já participou anteriormente, pode se inscrever novamente. Para mais informações, acesse: www.escolashow.com.

O único critério de inscrição, segundo a organização, “é ter disponibilidade, vontade de aprender e pretende exercer, comercialmente, as atividades apresentadas nas aulas”, pontua. Os conhecimentos passados, nas aulas, “podem resultar em produtos e/ou serviços a partir do que for assimilado, tendo como fundamentos criatividade e empenho, com vistas à geração de renda e ingresso no mercado de trabalho”, apostam os organizadores.

Os cursos:

Artes visuais

Nessas aulas práticas, participantes irão transformar objetos descartados em arte. A partir da aplicação de diferentes técnicas, como desenho, pintura, colagem entre outras, serão apresentados meios de como compor peças de arte explorando a criatividade de cada um e cada uma das alunas. Ao final, será realizada uma exposição temporária com as obras produzidas. A oficina será ministrada por Elton Skartazini. Jornalista de formação, o artista plástico desenvolve, desde 2004 em Samambaia, o projeto Do Lixo ao Luxo com interessados em experimentar suas habilidades na arte.

Fotografia

Será apresentada desde a construção de uma câmera escura até enquadramento e composição, passando pela análise e estudo de estilos e linguagens. Na oficina, com atividades práticas e teóricas, participantes serão estimulados a aguçar o olhar para o que há ao redor. Toda a produção fotográfica será exposta ao final do curso. Fotógrafa documentarista e artística, a oficineira Franca Vilarinho, à frente do curso, dedica-se a registrar teatro, política e a periferia do DF.

Economia criativa

Essa oficina apresenta estratégias para melhor desempenho no setor da economia criativa. Participantes serão estimulados a refletir acerca de políticas com foco no desenvolvimento econômico sustentável. Dentre os temas abordados estão introdução à gestão financeira, elaboração de plano de negócio e gerenciamento de recursos humanos e materiais. Ao final, participantes apresentam seus projetos. Contador e agitador sociocultural de Samambaia, Gleison Nunes será o professor.

Teatro

Aplicando o Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, e a Ação Contínua Ininterrupta, de Constatin Stanislavsk, a oficina destina-se a atores e não atores. Nos encontros, serão passadas técnicas de concentração, expressão corporal e vocal, exploração do espaço e improvisação. No encerramento das aulas, participantes apresentam um espetáculo. Professor da oficina, Márcio Rodrigues é ator, diretor, palhaço e produtor cultural. Morador do Recanto das Emas, ingressou no teatro em 1979 e dedica-se, desde então, a montar espetáculos de teatro popular e infantil.

Discotecagem

Quem participar dessa oficina, vai conhecer equipamentos e softwares úteis à mixagem, além de detalhes de como se tornar um ou uma DJ. Na oportunidade, aos e às participantes serão apresentadas técnicas de atuação e performance no palco e de como se conectar com o público. No final do curso, o grupo de participantes irá mostrar os resultados. Cantora, compositora, produtora cultural e DJ, Karla Testa, professora do curso, é formada em jornalismo e pós-graduada em novas tecnologias para a educação. Ministra cursos de DJ e produção musical e criou a Gruta Creative Lab de experimentações sonoras e visuais.

Música

Uma imersão na sonoridade das coisas. Artista e professora dessa oficina, Renato Matos cria música e explora sonoridades extraídas de metais, vidros, madeiras, dentre outros materiais. Na oficina, participantes irão desenvolver capacidade auditiva, ritmo e criatividade, além de criar instrumentos com sucatas reutilizadas. Ao final, será apresentado um espetáculo sonoro. Renato Matos é músico, poeta, artista plástico e inventor multimídia. Sua trajetória artística pessoal se mistura com a do DF desde os anos 1970, tendo lançado alguns, realizado muitos shows, participado de filmes e ministrado oficinas.

O Escola Show, idealizado por Márcio Pinheiro em 2005, conta com fomento da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com patrocínio da META, apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e é realizado pela Bem Dita Praia.Art. O projeto realiza, ainda, Recreios Culturais em Escolas da Rede Pública de Ensino do DF, quando estudantes participam de oficinas de Artes e Ofícios, que resultará no Festival Escola Show, em setembro próximo, no Complexo Cultural Samambaia.

Serviço:

Escola Show

Local: Complexo Cultural de Samambaia

Endereço: QD 301, CJ 05 – Centro Urbano

Realização: de 24 a 28 de julho, segunda à sexta, das 14h às 17h

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1Zd67CzedMba_kyAtUKSJ2hJ5_TQPWTCkF8xJcWF85p4/edit

Mais informações: (61) 9.9329.3480 ou 9.9908.4963

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.