Primaverando Margaridas apresenta Exposição e Cantata Julina no Espaço Galpão do riso

Primaverando Margaridas apresenta Exposição e Cantata Julina no Espaço Galpão do riso

 O evento que ocorre, nos dias 1° e 2 de julho é resultado das oficinas promovidas para mulheres vítimas de violência em Samambaia

O Espaço Galpão do Riso, localizado em Samambaia, promoverá uma cantata festiva e exposição de peças de crochê. O evento que vai acontecer nos dias 1° e 2 de julho às 17h, é fruto do projeto Primaverando Margaridas: Arte- Empoderamento e Empreendedorismo Feminino.

A iniciativa começou em abril e contou com aulas profissionalizantes, rodas de conversa e espetáculos teatrais. Incluindo todas as atividades, o projeto alcançou cerca de 200 pessoas na região.

As apresentações musicais ficarão por conta das alunas do coral e no repertório vão ter músicas de Luiz Gonzaga e Milton Nascimento para celebrar as festas juninas. Também serão exibidas no local, peças confeccionadas por alunas da oficina de crochê.

Segundo uma das alunas do Primaverando, Carolina Beatriz Ovano, que é uma mulher trans, o projeto contribuiu para elevar sua autoestima e na superação de momentos complicados.

 “O que posso dizer a respeito desse projeto é que ele tem ajudado muito na minha autoestima, na minha força interior, porque eu saí de um relacionamento complicado recentemente e todo acolhimento que recebi das meninas e das professoras do projeto está me transformando em uma mulher mais forte e segura”, enfatiza.

Ela também ressalta que a continuidade do Primaverando é imprescindível para amparar várias outras mulheres da comunidade.  “Eu acredito que é muito importante que esse projeto continue para ajudar muitas mulheres como está me ajudando”, pontua.

As inscrições para as oficinas no segundo semestre já estão abertas. As mulheres que desejam aprender um novo ofício ou desenvolver uma nova atividade podem se inscrever nos links: Inscreva-se Crochê e Inscreva-se Coral. Nesta segunda etapa ainda irão ocorrer apresentações do espetáculo de palhaçaria, Meladrama de Xicaxaxim.

Para a idealizadora do projeto, Paula Sallas, a primeira etapa superou as expectativas e ampliou o diálogo, até mesmo, com os homens. “Dentro das escolas era uma roda mista, a gente tinha alunos, alunas, professores, pessoas de diversas camadas e vários sexos. Quando a gente estava falando sobre violência doméstica muitos alunos, principalmente homens, não sabiam quais eram os tipos de violência”, explica.

Paula conta sobre um episódio que aconteceu durante as rodas de conversa. “Tivemos uma situação de um aluno que quando descobriu o que era violência patrimonial não teve uma boa recepção ao contexto do problema. Depois ele refletiu e aos poucos foi entendendo que também é um tipo de violência e esse papo o ajudou a compreender que a mulher não é uma propriedade do homem”, exemplifica.

O projeto também seguirá atendendo as escolas públicas de Samambaia com rodas de conversas para incentivar o debate e sanar dúvidas a respeito de leis como Maria da Penha e Feminicídio. As rodas serão mediadas pela advogada Maria Adriana dos Santos e a classificação é de 16 anos.

As oficinas são gratuitas e acontecem no Espaço Galpão do Riso, que recentemente foi reconhecido como uma entidade cultural transformadora da região, por meio do edital Transformando Energia em Cultura da Neoenergia.

O Primaverando Margaridas é realizado com fomento da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, patrocinado pela Neoenergia, incentivado pelo Instituto Neoenergia e conta com a parceria da Administração Regional de Samambaia e Universidade de Brasília.

Serviço

Exposição de Crochê e Cantata Julina

Espaço Galpão do Riso e Centro Comunitário Samambaia

Endereço: Centro Comunitário- QR 405 Área Especial 02 Centro Comunitário-Samambaia Norte, Brasília- DF

Espaço Galpão do riso-  Praça da QR 405 (em frente ao supermercado Universe) Samambaia Norte, Brasília – DF

Datas: 1° de julho no Centro Comunitário de Samambaia

2 de julho no Espaço Galpão do Riso

Horário: 17h

Entrada Gratuita

Curso Canto Coral

Ministrante: Tânia Janete da Silva Rocha

De 2 de agosto a 22 de outubro

Quartas-feiras das 15h às 17h e sábados das 11h às 15h

Número de Vagas: 30

Ficha de Inscrição: https://bit.ly/cantocoralprimaverandomargaridas

Curso Técnica de Crochê/amigurumi

Ministrante: Maria Aparecida Porto Dias

De 3 de agosto a 22 de outubro

Quartas-feiras das 15h às 17h e sábados das 9h às 15h

Número de Vagas: 30

Ficha de Inscrição: https://bit.ly/crocheamigurumiprimaverandomargaridas

Espetáculo Meladrama de Xicaxaxim (Paula Sallas – DF)

Sinopse: O espetáculo mergulha no universo de término de relacionamentos amorosos sob uma ótica feminina. Fazendo o uso da linguagem da palhaçaria como forma de resiliência e ressalta a importância do empoderamento de si mesmo. A criação e clownaria perpassa o universo da boemia dos estilos musicais choro, MPB e samba, integrantes da identidade brasileira.

Datas: 7 e 11 de agosto e 14 e 18 de agosto, às 20h no Espaço Galpão do Riso.

Agendamento gratuito: https://bit.ly/espetaculomeladramadexicaxaxim

Rodas de conversa Direitos da Mulher com a advogada Drª Maria Adriana dos Santos

Temas: Informações jurídicas e instituições que tratam dos direitos da mulher, reflexão sobre a mulher ao longo da história da sociedade brasileira e esclarecimentos sobre o que é e quais são os tipos de violência doméstica.

Datas: 5 de agosto, 2 de setembro e 7 de outubro, das 9h às 15h no Espaço Galpão do Riso.

Acesse: https://bit.ly/rodadeconversadireitosdamulher

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.